oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

7 de novembro de 2008

O que se aprende na escola?

Eu comecei a estudar com 1 ano e 7 meses. É... são quase 17 anos estudando (ou indo pra escola) e terei pelo menos mais 2 anos... isso só pra me graduar, que hoje em dia não é mais nda.

Passei esses anos estudando só pra passar no vestibular e fazer uma universidade pública. Fiz todas as séries, o maternal duas vezes (já que entrei no 2º semestre), jardim I, jardim II e assim vai até o convênio...
Hoje se eu pudesse voltar ao tempo não teria só esse objetivo (de chegar a universidade). Aí hoje fiquei pensando "o que eu aprendi nesses anos?" mas pensei "o que eu aprendi que eu lembre e guarde até hoje?"

Antes da Alfa não lembro de muita coisa, só que ficava no colo da diretora, visitando outras turmas, mordia os coleguinhas e a diretora me obrigou a morder uma colher pra ver se era bom, aí e eu comecei a chorar, mamãe chegou e brigou com ela.
Então... Aprendi que morder as pessoas não era legal (para os outros), pra mim era.

Na alfa eu aprendi a ler e uma músiquinha que lembro só uma parte hoje. Aprendi que infinito é infinito, não existe 2 infinitos. Era que eu tinha duas amiguinhas, uma falava "Eu tenho infinitas barbies" e outra "Eu tenho 2 infinitos". E eu me metia "Eu tenho 10 infinitos de barbie!". (Soh mentira)

Da 1ª a 8ª aprendi o que tdo mundo aprende.
E acho que é durante esses anos que a gente mais aprende de verdade, ou seja, lembra do que aprendeu até o final da vida.
Tipow... aprendi matemática, somar, multiplicar, dividir, fazer sistema, equações do 1º e 2º grau, resolver questões em que no final se fala "Que legaaal! Consegui!!!", muitas coisas legais mesmo, sempre gostei de matemática.
Em Português aprendi a dividir uma oração, todas essas classificações gramaticais e tal, adquiri gosto pela leitura, aprendi essas coisas que a gente vai se esquecendo de regras (mas na prática acerta alguma coisa) de verdo intransitivo, transitivo (eita, nem lembro essas classificações...) aprendi o básico do inglês, aprendi um pouco sobre o Brasil, sobre o mundo, iniciei Física e Química. Época legal.
Sétima série mais difícil que todas!
Nessa época de ensino fundamental que destroçaram as torres gêmeas, sílvio santos foi sequestrado, eu ganhei um computador e desobri o msn. (Eu lembro desses dias como nunca!)

Da Alfa até a sexta série estudei na escola Adventista, onde a média era 6, eu era uma aluna muito safa e puxa saco, fui representante de turma, levantava a mão pra responder, corrigia agendas, ajudava quando a professora permitia e tal. Me achava a inteligentona. Menor nota que tirei lá foi uns 8,5, que chorei. A escola me iludia...

Na sétima série troquei de colégio pq eu tava cansada do adventista, fui pro John Knox, a média era 7 e era colégio taxado de difícil, me dei super bem na sétima, já que já sabia da fama do colégio e me esforcei pra não ficar de recuperação.
Depois eu vi que eu não era tão inteligente quanto eu me achava, era apenas normal, mas para alguns eu era cdf.

O 1ª ano foi o melhor e mais difícil dos três anos de ensino médio, o segundo o mais fácil e o terceiro parecia revisão de tudo com detalhes.
É difícil dizer o que eu aprendi nesses três anos, pois não lembro muita teoria não... fórmulas foram pro ar, nomenclatura de química só lembro que tem Met Et prop But , An En... Em biologia o REFICOFAGE... matemática até hoje não quero nem saber de propriedades de log, de equações exponeniais e módular (blah!), físíca... hidrostática, movimento circular (num lembro de nada). Mas na época eu "aprendi".
Minha menor nota lá no john Knox foi 3. Em Física. O professor me chamou e perguntou o que tava acontecendo e eu disse: "Nada professor, eu só não sabia nda mesmo."
Comecei a ficar de recuperação no 1º ano, ficava só por um ponto, ou meio, até que no 3º ano, em física, fiquei por 3 pontos.
Era uma aluna normal...
Nessa época que eu descobri o orkut. (Que achava uma chatice).

Veio o vestibular e fiz 3 instituições públicas e 1 particular (pq a inscrição era de graça), passei na particular, em publicidade, e em 2 públicas (UEPA e Cefet), na UFPA, no curso que eu queria mesmo (Publicidade) não passei, eram 20 vagas e fiquei em 25ª e chamaram 2 pessoas depois. Na UEPA passei em último lugar, 20º, no curso que tinha mais a ver com Publicidade, Design. E
E no CEFET passei em 2º lugar no meu curso (Matemática)...

Aí as coisas começaram a mudar...

Próximo Post -> O que se aprende na Universidade?




2 comentários:

  1. Impressionante. Pensei que ia ser parecido com outros do tipo que reclamava que decorava tudo e que era doida pra sair da escola e etc...
    Mas tatá... Eu além de me identificar muito com seu passado colegial, adorei a forma que você descreveu tudo. também era um garoto estilo cdf (até a 7º série... quando os hormônios começaram a agir...) mas sempre tirei notas boas, antes da faculdade é claro... (Meus Deus porque escolhi engenharia elétrica!)
    também odiei o orkut no inicio e so criei um por pressao de minha namorada na epoca. uau... a gente tem vários pensamentos em comum... se eu morasse em Belém te pedia em casamento ! kkkkk (brincadeirinha viu)
    beijos belenense gata! (descobri quem mora em belém é belenense... como o fiz? joguei no google é logico o pai dos burros atuais ! :P)

    ResponderExcluir
  2. na escola agente aprende muitas coisas:em matemática agente prende , dividir subtrair somar raiz quadrada equações 1°e 2° grau. em português se aprende , conjugação , verbos ,dividir oração , tudo do mais pratico ao mais dificil (: . eu sei como é ruim aprende certo tipo de coisa , mais vale a pena , por que no seu futuro o que você aprendeu vai te ajuda no seu emprego , na sua família em tudo na sua vida ! então o melhor que voce deve fazer é estudar (:

    ResponderExcluir

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)