oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

10 de outubro de 2012

"Tenho visto que este povo é um povo obstinado."

O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: "Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu".

Respondeu-lhes Arão: "Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim".

Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão.

Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: "Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito! "

Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: "Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor".

Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra.

Então o Senhor disse a Moisés: "Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se.
Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito’ ".

Disse o Senhor a Moisés: "Tenho visto que este povo é um povo obstinado.

Moisés, porém, suplicou ao Senhor, o seu Deus, clamando: "Ó Senhor, por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão?

Êxodo 32:1-11

Se formos parar pra pensar, em Êxodo 32, a história do bezerro de ouro, a intenção do povo não era prestar culto ou adoração simplesmente ao bezerro de ouro. Na visão deles, não tinham quem os conduzissem no momento e sentiam necessidade de alguém para que os guiassem.

Então Arão preparou uma imagem, atribuíram a ela uma lembrança - que ainda estava sendo vivida - de um feito do Senhor, e fizeram uma festa dedicada ao Senhor, isso foi o que Arão disse.

Então o Senhor, percebendo o coração do povo (sem papo furado com Deus, Ele conhece o coração) disse: Desça, porque o SEU povo, que VOCÊ tirou do Egito, corrompeu-se. 

A intenção explícita do povo e o que foi dito por Arão, poderia ser a melhor possível em oferecer a festa para o Senhor, os holacaustos e sacrifícios, através de uma imagem. Mas aquilo tudo não era pra Deus. O coraçao deles não estava em Deus. É impossível agradá-lO, desobedecendo-O.
Deus não se agradou disso e Ele mesmo disse: Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito".

Deus foi na raiz do problema.
Ele diz pra Moisés: "SEU povo, que VOCÊ tirou".
Acho que Deus foi na lógica do pensamento do povo, o pensamento que levou a pensarem que estavam sem condução apenas porque Moisés se ausentou por um momento.
O povo estava olhando pro lugar errado.
Moisés só estava a frente deles na ocasião, Moisés não era o foco.
Moisés saiu por um momento, e eles, mesmo com Deus o tempo todo ali, só pensaram que Moisés não estava ali.

Aí Deus disse pra Moisés descer que o povo SE CORROMPEU, e que este povo era um POVO OBSTINADO, cabeça dura mesmo.

Moisés, com um coração claramente orientado por Deus neste momento, responde a Deus tirando toda a sua glória e dando toda a Glória a Deus: Ó Senhor, por que se acenderia a tua ira contra o TEU povo, que TIRASTE do Egito com grande poder e forte mão? 

É isso.
É só pra fazer pensar mesmo.
A história continua, mas eu só queria reforçar este ponto neste momento, já que isto torna-se muito apropriado levando em contas os próximos dias...





4 comentários:

  1. Sabe que eu nem tinha prestado atenção que Ele disse isso 'SEU povo, que VOCÊ tirou' :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, nem eu, até o dia em que li e resolvi postar isso. HAHA

      Excluir
  2. porem nao podemos se esquecer q Deus,estava s ascendendo seu furor e depois disse q iria consumir o povo todo,mas moises o lembrou das promessas a abraao a isaque e jaco e s arrependeu do q dissera exodo 32:14

    ResponderExcluir

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)