oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

10 de janeiro de 2009

Dicionário Paraense

Só porque eu gosto do Mangal das Garças


"Vão destruir o Ver-o-Peso
Pra construir um Shopping Center
Vão derrubar o Palacete Pinho
Pra fazer um Condomínio
Coitada da Cidade Velha,
que foi vendida pra Hollywood,
pra se usada como albergue
no novo filme do Spielberg

Quem quiser venha ver
Mas só um de cada vez
Não queremos nossos jacarés tropeçando em vocês

A culpa é da mentalidade
Criada sobre a região
Por que é que tanta gente teme?
Norte não é com M
Nossos índios não comem ninguém
Agora é só Hambúrguer
Por que ninguém nos leva a sério ?
Só o nosso minério

Quem quiser venha ver
Mas só um de cada vez
Não queremos nossos jacarés tropeçando em vocês

Aqui a gente toma guaraná
Quando não tem Coca-Cola
Chega das coisas da terra
Que o que é bom vem lá de fora
Transformados até a alma
sem cultura e opinião
O nortista só queria fazer
parte da Nação

Ah! chega de malfeituras
Ah! chega de tristes rimas
Devolvam a nossa cultura!
Queremos o Norte lá em cima!
Por quê? Onde já se viu?
Isso é Belém!
Isso é Pará!
Isso é Brasil! "
(Belém Pará Brasil -Mosaico de Ravena)
_______________________________________
Eu gosto da minha terrinha.
Sinto um arrepio quando falam bem dela.
Eu me mordo quando falam mal dela.
Eu torço por ela.

Agora em Janeiro vai acontecer o FSM 2009.
Não sei como vai ser essa parada, se vai ter tanta gente quanto imagino, se a cidade vai suportar isso.
Mas uma coisa eu tenho certeza: O trânsito vai ficar uma merda (Já é uma merda, vai ficar mais merda ainda)
.

Então... Dando uma passada nesses fóruns de orkut da vida, numa comunidade do FSM encontrei esse dicionário paraense (selecionei algumas expressões, pois tem muitas e esse post vai ficar mais enorme se colocar tudo e eu não leria se fosse você. Como não tá tão enorme.. pode ler ^^):

ÉGUA: vírgula do paraense, usada entre mil de mil frases ditas, e com essa expressão, ele não tem a menor chance de errar nas concordâncias...
(Se eu for contar os meus "Égua" do dia... Eita pau!)

E-GU-Á - Poxa vida!!!
(Amo as variações do "Égua"!)

Eu falo: Éeeeeeeeeeeeeeeeeegua quando algo me surpreende muito xD

"MAS QUANDO!" - "você está mentindo!"

MAS QUANDO ==> não se refere a data e sim a pessoa dizendo "não" por ex: vc vai ao show?? Mas quaaaando, estou sem dinheiro


BAQUE = pancada, machucado Ex: Zé pegou uma baque na cabeça

BENJAMIM - T (aquele troço que põe na tomada pra ligar vários aparelhos elétricos)
(O nome disso não é benjamim? =x)

BORA LOGO! - se apresse!
(Todo domingo de manhã eu uso)

BORIMBORA! - vamos embora
(Todo dia depois da aula eu uso)

BROCA – fome
(To na maior broca agora. De verdade)

CABA – inseto com ferrada muito dolorida!
(Dói [agora é doi ou não mudou? ainda não aprendi essas novas regras) mesmo!)

CALANGO ou OSGA - lagartixa (de chão).
( O Fred e o Gôde são meus calangos favoritos)

CARAPANÃ - pernilongo, mosquito, borrachudo.
(Eu tenho alergia a eles)

CHIBÉ- mingau de farinha
(Eu num gosto)

CHOPE: em todo canto vemos placas assim: vende-se chope, quem não sabe fica intrigado achando q vende cerveja em todas as casas quando na verdade é sacolé.
(Cresci pensando que chope em qualquer lugar era chope)

CURUBA - ferida, pereba.
(Eu vejo ferida é falo que é curuba =D)

DAR A FORRA- retribuir um favor prestrado por alguém.
( "Vou dar a forra!" - Vivo falando isso.)

DIZ QUE... - uma interjeição de ironia ( Diz que, né?)
(A pronúncia é "Dizqui" - tudo junto assim)

ESBANDALHAR/ ESCANGALHAR - quebrar

ESPOCAR- estourar, encher de mais, explodir, etc...
(Eu me espoco de rir. A pipoca espoca)

EU CHOOORO!!!- significa " não tô nem aí pra tí!, te vira!, dá teu jeito!".
(Muitos falam isso pra mim)

• GITA ou GITITA: o mesmo que pequenina. As coisa tem três tamanhos inversos, P, M e G. Porrudo, Médio e Gitito.
(HAUshUAShUAS)

IGARAPÉ = CÓRREGO
( O parque dos Igarapés é aqui perto de casa xD)

JÁ QUER- quando a pessoa esta interessada em outra.
(Eu sempre falo isso em filmes)

LEVOU O FARELO! - se deu mau!

MALINAR - fazer maldade com alguém (tb usado para beliscar, fazer cócegas)
(Tá me malinandoOo!)

MANINHO - colega
(Eu, sinceramente, não gosto de ser chamada de maninha, a não ser por irmão mesmo)

MUFINO = adoentado, triste, abatido, cansado
(Quando alguém leva o fora, fala merda, fica no vácuo, recebe uma resposta torta, costuma-se falar: "chega ficou mufiiino")

MUITO FIRME!! = a muito bom(a)

PÃO CARECA- pão francês, cacetinho, etc.

• PAPA-CHIBÉ: paraense autêntico, aquele que não troca seu pirão de água com farinha com umas boas cabeças de camarão.
(Não gosto de pirão com farinha, nem de açaí. Mas sou paraense autêntica tbm!)

PAVULAGEM- metidez, frescura
(larga/deixa de pavulagem!)

PIPIRA- mulherzinha, cabuquinha, china...

PIRA - brincadeiras infantis,ferimento causado por má higiene, sarna

PISA = surra, caracterizada pela mãe do indivíduo.
ex: Menino desce daí.. tu vais pegar uma "PISA".

PITIÚ - cheiro de característico de peixe, ovos...coisas fedidas...

PLOC – prostituta. Variações: ploqueteira
(Costumo falar "cara de ploc"; "roupa de ploc"... xD)

SÓ O FILÉ – Variação: Só o creme- muito bom. Ex: a festa tava só o filé. As gatinhas só o creme!
(não gosto muito dessa expressão. Mas já usei e escuto direto)

SÓ-TE-DIGO-VAI! – por sua conta e risco;

TUÍRA - pó da pele de quem não toma banho direito!
(Pegue sua unha, de leve passe no seu braço como se fosse arranhar. Se ficar branco c tem tuíra xD)

UUUULHA - expressão usada por nossas crianças qdo querem se referir a algo.

TE ACOCA - te abaixa.

MUITO PALHA! - muito ruim!
(Eu falo mais: Poooooodre! do que "muito palha")

MAS-COMO-ENTÃO? - "me explique por favor!"

"OLHA QUE O PAU TE ACHA!" - toma cuidado!.

MAS CREDO - sai fora

OLHA JÁ - eh mentira!!

Granado - cheio de dinheiro.

Má Rapáh - "e não é?"

Cuidado com os "me roba"! - cuidado com os ladrões!
(É só falar: Jurunas, Terra firme. Que o pessoal vai falar "me roba logo!")

Aplicaaa!! - "Está querendo me enganar???"
(Ainda tem o gesto, mão direita batendo no lugar em que se tira sangue da mão esquerda xD)

Nóiado - Bebado, drogado, etc

Passar o Sal - transar com alguem

BUSTELA - meleca

RASGA - saí fora !
EX: Ei muleque! rassssga !!!!!

FILHO DUMA EGUA - filho da mãe;

ÊÊÊ...- quando algo que se conta é mentira

TU ALOPRAS - Você "apela"

HUM TÁ, CHEIROSO! - "hum...ta bom, gatinho, ta bom lindo, ta bom bonito.."é uma forma de ironia, Tipo "conta outra!".

MERDA N´ÁGUA! - é o famoso "maria vai com as outras".

RALHAR - brigar. ex: ele ralhou comigo(Ele brigou comigo)

TÁ RALADO- palavra usada para expressar q algo está difícil d ser realizado. Isso substitue um palavrão pra mim xD

FACADA - alguma coisa de custo elevado.ex: Olha esse vestido tá lindo, mas custa uma facada.
( Eu simulo a facada)

POMBA LESA - quem é meio desligado, boco.

TO NA GRADE - tá esperando a vez de jogar.
(Ping Pong! Travinha...)

CARAMBELA – cambalhota

BOLO PODRE -Bolo de tapioca
(Eu não gosto)

LÁ NO CANTO - lá na Esquina

TOMA-LHE-TE - toma-te com mais ênfase.
(Pra mim é meio que parecido com "iih! DEVEU!", se deu mal.

JOGO DE CEMITÉRIO = QUEIMADA

BORÓ - dinheiro trocado

PISSICA - má sorte
(pssica pssica pssica pssica pssica)

éeeeeegua! Ta leso? - deixa de ser doido!

TÁ SAFO - tá beleza.

IR LÁ EMBAIXO = em Belém significa ir ao comércio, ao centro

SINAL = semafaro

CRUZETA: cabide

POTOCA: mentira inofensiva para contar vantagens

ENCARNAR/CASSOAR: para os paulistas zoando, mas também pode dizer como: Está querendo tirar sarro da minha cara?

ERAS DE TI: expressão de decepção por outra pessoa.

PELEJAR- significar conseguir algo com sacrifício

QUEBRAR: significa que vai ficar com a pessoa em algum canto qualquer
("Dá uns quebra". HASUhaUS)

^^

16 comentários:

  1. Ah, aprendi várias dessas expressões com uma paraense que conheci aqui em Portugal. Aprendi o que é "pegar abuso" e de vez em qnd solto uns "égua", junto com uai.

    PS: A versão mineira de "muito palha" é "muito páia".

    Em tempo: Não sou mineira, sou fluminense, hahaha.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..ja conheço bemmmm esse dicionário!!!.. =D
    e sei que vou usá-lo com uma frequencia estúpida apartir de terça feira =D

    ResponderExcluir
  3. ashuahsuhausahuaa
    Gostei do dicionário! Não conhecia..
    Tenho um amigo da faculdade que vive falando "Tá Safo" nem sabia que era um dito paraense!

    Até!
    =]

    ResponderExcluir
  4. Wow, aprendi muito sobre o vosso jeito de falar, mas ouvindo o sotaque fica mais gostoso.. hehe

    bjo linda menina

    ResponderExcluir
  5. aquele troço que põe na tomada pra ligar vários aparelhos elétricos eu chamo de T mas meu tio la de SP tmbem chama de benjamim...
    aqui semafaro tambem é sinal...
    A Haydée ta certa "muito palha" em mineires é "muito paia"
    xD

    ResponderExcluir
  6. Um tecto feito de estrelas
    A Lua brinca com fios de luz
    Um cometa passou rasante
    Um coração o outro seduz

    Com palavras!
    Vestidas da cor da ironia
    Quando ditas da forma certa
    Há sempre quem nelas confia


    Boa semana



    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  7. Muuuito bom! IAHIUHIUEHAIEA
    Não conhecia nada desse dicionário... me diverti lendo :P

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. hahahaha..
    adoreeei!
    Nem imaginava qe fosse bem diferente assim, tantas expressões!
    Muito legaal!

    beeijo

    ResponderExcluir
  9. É essa diversidade fantástica que encanta no Brasil. Estes regionalismos são a alma do povo, da cidade, do estado e pouco a pouco vem sendo substituídos por outras expressões graças ao poder da mídia ( veja o caso do baiano. As novelas e séries utilizam estereotipos e expressões que não são utilizadas por aqui há anos).

    Felizmente isso se conserva no Norte e Nordeste. E no Rio Grande do Sul.

    "PELEJAR" como conseguir algo com sacrifício é também fácil de encontrar em alguns sertões do Nordeste.

    abs!

    ResponderExcluir
  10. Olá Talita !!!
    Vc precisa ler o livro que temos aqui em Piracicaba-Sp, Chama-se "Dicionário do Dialeto Cipiracicabano". Faz tempo que estou selecionando as melhores expressões pra postar lá na bolha, logo postarei!
    se o povo da sua cidade/estado virpra cá e falar certas coisas que vcs falam ai, sai briga, ou vice e versa!
    uahuahuhauhauah
    Adorei o Blog!
    Me acompanha se vc gostar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. 'Me espoQuei' hehe~~ E Mandei a AMigos ^^


    ;*

    ResponderExcluir
  12. O inglês vai te perseguir por toda a vida. Se quiseres umas aulas particulares, cobro baratinho.

    ResponderExcluir
  13. Li algumas achei interessante, pois gosto muito de sua terra. E fiquei imaginando como as coisas são engraçadas devido ao fato de eu ser manuense e a maioria das gírias são muito proximas, se tu quiseres ver tem uma comunidade no orkut "Amazonês", vais perceber que essas peculiaridades se confundem com a identidade local, claro que isso também se deve ao fato de manaus ser uma cidade povoada por paraenses.

    ResponderExcluir
  14. MOCINHA, ANOTE AÍ : B U I A D O !!
    Cabra que encontra coisa preciosa ou que estava
    duro e recebeu grana .
    Abraços do ¨maninho¨joão miranda

    ResponderExcluir
  15. Querida, olha, levo tantos anos fora de Belem e muitos mais fora do Brasil, recem voltei à Patria, com muitas mudanças na linguagem, mas uma coisa que nunca esqueci e algo que ninguem e nenhuma cultura pode fazer é tirar este sutaque preciosos que temos nós os PARAENSES. Gostei do teu Blog, meu correio mnvalente@aim.com. Beijos "maninha" rsrs

    ResponderExcluir

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)