oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

15 de novembro de 2012

Mãe (50 anos)


Quando eu era pequena pensava que 15 de novembro era feriado por causa do seu aniversário, afinal, o que poderia ser mais importante do que isso nesse dia?
Destes 50 anos convivo há, quase, 23 anos com você. É pouco, não é nem metade do que você tem.
Mas vou falar do muito que aprendi com um pouco do que vi da sua vida.

Achei incrível a forma que a senhora nos educou, juntamente com o papai.
Mas como a senhora só voltou a trabalhar depois que eu estava com 8 anos ficou com a gente mais tempo.
Sempre conversou conosco de igual pra igual, éramos crianças mas não nos tratava como idiotas. 
Perguntava como a gente tinha ido na escola, o que a gente tinha aprendido, quem era a nossa paixãozinha de cada ano. 
Enfim, soube se fazer amiga e presente. Isso fez com que a gente aprendesse a contar as coisas e a gostar de conversar com a senhora, que nos faz, hoje, de vez em quando, chegar no seu quarto, ficar na cama e falar, falar, falar, até o papai falar que tá tarde. 
Teve sabedoria pra escolher as escolas e até a forma de pagar as mensalidades, já que estudamos em boas escolas e nunca tivemos tanto dinheiro assim. Mas a nossa educação era uma grande prioridade. E Deus sempre supriu tudo.

A senhora tem uma lição que disse que aprendeu com seu pai: ensine, não prenda.
Para a senhora a pessoa que foi acostumada a ficar presa na primeira oportunidade vai querer fugir.
Então o que a senhora fez foi ensinar e nos deixar livres, pelo menos eu sempre tive esse sentimento.
Porque quando se tem liberdade vc é tão agradecido por isso que não quer perder. 
Cria uma espécie de temor. Confiou tanto na gente e confia, que nos sentimos constrangidos e até obrigados a obedecer o que nos foi ensinado com a vida e com as palavras, e não o que simplesmente nos foi imposto.
Claro que isso deve ter vindo com muita oração, com a sua dedicação a Deus, que lhe orientou direitinho, dando muito discernimento.

Isto me lembra uma história: que li um dia desses: Um homem recebeu de presente um cão de raça, e nos primeiros dias ia levá-lo para passear, preso por uma coleira, todas as tardes. Isto continuou por algumas semanas, até o cão se acostumar com ele. Então um dia, saíram sem a coleira. Logo que o cão se achou na rua, sem a "lei da coleira" para segurá-lo, correu com grandes saltos, para longe. Parecia que fugiria para sempre, porém, tal não sucedeu. Em seguida voltou e, muito satisfeito acompanhou o seu dono submisso a sua direção. Uma lei mais forte do que a coleira o prendia agora: era a lei da amizade e do amor. Não queria mais se afastar do seu dono a quem amava.

Quem tem a "lei da liberdade", pode fugir, mas não quer. 

Quando éramos crianças antes de sair pra escola falava um versículo: O senhor que vai diante de ti, ele será contigo não te deixará e nem te desamparará, as vezes mudava de versículo e falava: Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe porque será diadema de ouro para tua cabeça, e colares para teu pescoço. Só ter falado isso todos os dias nos ensinou muita coisa.

Estou falando de mim e do Michel na infância pq nós somos hoje o que vcs, nossos pais nos ensinaram.
E hoje, falando especialmente, o que você, mãe, nos ensinou.
Pra mostrar que sua vida fez e faz toda a diferença na nossa vida.

Enfim mãe, a senhora é uma boa administradora, mulher sábia, bondosa, misericordiosa, paciente, mansa, divertida, lindaa, calada em alguns lugares e fala tanto em casa que tem gente que nem imagina.
A melhor pessoa que eu já conheci. Você é um exemplo pra mim e pra todas as mulheres.
A mulher virtuosa que todas querem ter e que se Deus quiser chegarei a pontinha do dedo dos seus pés.

Para mim e pro Michel você é a melhor mãe que alguém poderia ter. Para o papai , a melhor esposa que um homem poderia querer. Pra Juliana,disparadamente, a melhor sogra. E o Miau mandou dizer que és a humana preferida dele.

Que você possa fazer aquilo que almeja nesses, se Deus quiser, vários anos que tens pela frente.
Deus continue te abençoando e te usando.
Te amo.

"Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera". Provérbios 31:28-29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)