oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

21 de janeiro de 2011

Discurso (Designers!)

Discurso da Solenidade feito e lido por Murilo Deirane.
Postando pra guardar pra sempre. =] 

Coleguinhas

"Cumprimento a Magnifica Reitora, os componentes da mesa, os meus amigos formandos, seus paraninfos e familiares. “Só pra dizer” que procurarei, neste discurso, ser metódico para não ser prolixo...
Quando, a quatro anos atrás, ouvíamos nossos nomes no rádio e sentíamos o alívio e a felicidade de uma batalha vencida, não tínhamos idéia que outra estava começando ali.
No início, éramos cerca de 40 jovens descobrindo uma realidade nova, completamente diferente daquilo que estavam acostumados. Achávamos que sabíamos tudo (inclusive do que se tratava o design), mas bastou a primeira semana de aulas para que caíssemos na real e compreendêssemos que ainda faltava muito para que soubéssemos alguma coisa.
Em meio a tantas dúvidas e incertezas, começaram a surgir novas amizades, as vezes de forma espontânea, ou então de maneira induzida (como a partir da realização de algum trabalho). “Quarteto fantástico”, “Galera da golada”, “Quarteto Mandrake”, e muitos outros grupos se formaram dentro do grande grupo que já era a nossa turma.
Nessa caminhada, alguns companheiros acabaram percebendo que não estavam trilhando a estrada certa e ficaram pelo caminho. Outros adiaram um pouco as suas jornadas, enquanto mais alguns chegaram para se juntar a nós na construção de nossos sonhos.
Então vieram as Semanas Acadêmicas, as Expo’s, os R’s, os N’s, e todo o resto do alfabeto, quando tivemos a oportunidade de interagir com outras realidades e compartilhar nossas experiências acadêmicas (tanto as boas, quanto as ruins), e vimos que grande parte de nossos problemas são comuns no resto do país. 
Nesses encontros, mais uma vez vimos a força de nossa amizade, à prova em situações um pouco mais inusitadas e desfavoráveis: barracas alagadas, atoladas na lama, penduradas por um barbante (porque o seu amigo esqueceu de lhe emprestar as hastes), mas nada que pudesse desfazer a alegria da ocasião, já que sabíamos que poderíamos contar com os nossos companheiros. E não só para nos ajudar diretamente, como também nos fazer rir.
E como rimos! Pérolas não faltaram nesses quatro anos de curso: o Léo desenhando uma “bicicleta frostfree”, o Tássio de Xandy, a “Mirlene Winehouse”, o “Bem vindo a metade do trabalho”... Sem contar o Pablo, com as suas “famosas confraternizações a beira da vala” (se referindo a Doca), e a sua explicação sobre o banzo (onde “alguns escravos suicidavam e outros até morriam”), além de outras inúmeras histórias.
Mas um momento que, de tão trágico, acabou por se tornar cômico aconteceu em uma de nossas primeiras aulas. Quem não se lembra do nosso desanimo ao saber que design não era nada daquilo que acreditávamos. Sorte que com o tempo, entendemos que não era bem assim.
Descobrimos que, no final das contas, ninguém sabe ao certo dizer “o que é design” com exatidão. Bem como não Há consenso se os “Irmãos Campana são designers ou artistas”, nem se o termo “logomarca” está errado.
Questionamentos e lacunas normais em uma profissão tão recente quanto a nossa. A final de contas, se comparado com áreas como a medicina, direito e engenharia, o design ainda dá os primeiros passos.
Mas, mesmo tão novo, o design tem uma função primordial para a nossa sociedade. Podemos pensar que o designer é o profissional que, acima de tudo, pode mudar o mundo. Temos a responsabilidade de facilitar a vida cotidiana e oferecer melhorias para todos, sem distinção, para que possam executar suas tarefas e funções com excelência.  
Por trás da cadeira do dentista, há um designer. Por trás da poderosa marca multinacional, há um designer. Por trás de uma caneta bic, utilizada por milhões de pessoas no mundo, há um designer. E é isso que nós somos.
Então, pouco importa se o conceito de design não é bem definido, pois, meus amigos, somos nós que, a partir de hoje, ajudaremos a construí-lo na prática.
Finalmente, “só pra dizer” (como fizemos 8.170 vezes até a noite de ontem) que é por esse motivo que hoje nos reunimos para solicitar a outorga de graus no curso de Bacharelado em Design.

Muito Obrigado"
Arrepios.
____________________________________________________________________________
ser metódico para não ser prolixo: pessoa sem noção no início de uma das primeiras apresentações de trabalho.
Só pra dizer: tópico criado no orkut, na comunidade da sala, pra nada e por nada, mas rendeu 8.170 postagens nesses 
4 anos. Todo Post começava com "Só pra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)