oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

21 de novembro de 2009

Melancólico, Fleumático, Colérico ou Sanguíneo?

Sabes o teu temperamento?

Resumidamente... "Temperamento é aquilo que chamamos de meu jeito de ser… "

Os temperamentos, segundo alguns pesquisadores já tem definição, estudo, análise, sei lá, tanto tempo que é possível encontrar na bíblia, no livro profético de Ezequiel uma divisão de temperamento: leão, boi, homem e águia.

Como eu ainda não li Ezequiel detalhadamente não tenho muito o que dizer disso. Mas é interessante a divisão que achei, vou até prestar atenção já que meu programa de ler a bíblia em um ano diz que devo estar em Ezequiel agora.

Homem- Esta face fala da mente, razão, afeições,e todas as coisas que envolvem a natureza humana.

Leão- O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz, e majestoso. Ele é o rei dos animais.

Boi- O boi é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono. Ele é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono.

Águia - Como um anjo, este pássaro voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas existem tristezas, perigos, e angústias. Um pássaro ligeiro e poderoso, elegante, incansável.

Depois, os filófofos fizeram outras atribuições:
Artesão, Guardião, Idealista e Racional (Platão)

Artesão
São facilmente identificados por terem autoconfiança, iniciativa, otimismo e carisma. Geralmente os artesãos gostam de estar no centro das atenções, são expressivos e comunicativos.

Guardião
Fazem parte dele as pessoas protetoras, que tomam conta da família, amigos, até mesmo de um país. Eles são conservadores, preocupam-se em manter as relações e a estabilidade. Seguem as regras, respeitam os estatutos e leis de países e instituições. A eficiência dos guardiães aparece na hora de dar ordens, supervisionar o trabalho das pessoas e cobrando resultados.

Idealistas
As pessoas preocupadas com o bem-estar alheio, seja espiritual ou materialmente, são a maioria nesse grupo. Além de defenderem a paz, a justiça e a liberdade, lutam por causas políticas e sociais. Muitas vezes, o idealista não é bem compreendido pela família ou pela escola por ter idéias diferentes. Eles são bons para falar e têm bons relacionamentos.

Racionais
Os racionais são o tipo mais raro, não chegam a representar 7% da população mundial. Eles são especialistas em desenvolvimento de máquinas, motores, instrumentos, computadores e tudo ligado à tecnologia. Extremamente racionais, têm uma eficiente inteligência estratégica que os leva a encontrar os melhores métodos e caminhos para alcançarem suas metas. São curiosos, gostam de pesquisar e sempre querem adquirir mais conhecimento. Geralmente são calmos.

Hedonista, Proprietário, Ético e Dialético (Aristóteles)
Fiquei com preguiça de procurar. Se quiser saber, procura. =P

E os mais famosos:

Melancólico

É um temperamento analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes. É introvertido por natureza. Mas as vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil. É amigo fiel, mas não faz amigo facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal. Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram melancólicos. Podemos ver estas características em personagens bíblicos de projeção como, Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e muitos outros.

Vejamos suas forças e fraquezas:

Forças: Habilidoso, delicado, leal, idealista e minuncioso…

Fraquezas: Egoísta, amuado, pessimista, confuso, antisocial e vingativo…

Problemas causados: Espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete-se onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão as pessoas que tem ponto de vista diferente, entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.


Fleumático

O fleumático, geralmente é calmo, frio, equilibrado e por isso a vida para ele é feliz e descompromissada; raramente explode em risos ou em raiva, conseguem fazer os outros rirem, mas ele mesmo não solta um sorriso sequer; sempre diz: “alguém devia fazer alguma coisa”, mas ele não faz. Porém é habilidoso para promover paz e conciliação.

Forças: É calmo, tranqüilo, cumpridor dos deveres, líder, imperturbável, para ele é fácil ouvir os outros em seus problemas, o que é difícil para o sangüíneo e colérico, trabalha bem sob pressão, por isso cumpre suas obrigações e gosta de cumprir horários.

Fraquezas: É um tipo de pessoa calculista, desmotivada. É muito pretensiosa, desconfiada, e isto a afasta dos outros. É pessoa indecisa nas suas decisões e temerosa. Esse tipo de pessoa é muito castigada pelo seu egoísmo.

Problemas causados: Através das suas piadas não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.

Colérico

É um temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz freqüentemente obter sucesso. Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória. Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos.

Forças: É otimista, enérgico, prático, líder, audacioso, autodisciplinado e autodeterminado, não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, estes o estimulam ainda mais, é alguém de objetivos e por isso a dificuldade não o esmorece…

Fraquezas: Ira, impetuosidade, autosuficiência, é vingativo e amargo, por isso tem tendência ter úlcera antes dos 40 anos, muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes (ofensas grosseiras e refinadas), embora seja de fato capaz, sua arrogância tende causar antipatia nos outros temperamentos…

Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.

Sanguíneo

Quando se fala do temperamento sanguíneo, se fala de “sangue quente”, de vivacidade. É um temperamento eufórico, vigoroso, que vive o presente, esquece facilmente o passado e não pensa muito no futuro. Traz em si otimismo e por isso crê, mesmo em meio às adversidades.

Forças: Sempre tem amigos, é divertido e contagia os outros, compreensivo e por isso bom companheiro, simpático, destacado e entusiasta e por isso líder…

Fraquezas: É agitado e turbulento, desorganizado, pulsilânime (fraco de ânimo), adora agradar, começa as coisas e não termina, é egoísta e cada vez mais tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos, tende a desculpar-se sempre de suas fraquezas…


Bom. Eu sou melancólica 28% . Quase tendendo pra ser fleumática 26% .Com 22, alguma coisa% dos outros dois.

Achei bacana porque é algo que dá pra se identificar realmente, e tem fundamento, não é como esses testes de revista capricho.

Quer saber o seu? Faça o teste! Aqui!

Fontes:

http://blog.cancaonova.com/saopaulo/2007/04/28/temperamento-melancolico/

http://www.jesusnet.org.br/tabernaculo/querub.htm

http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=33131



33 comentários:

  1. =D

    Sou 50% Melancólico e 50% Fleumático. Uma coisa é certa: dificuldade de relacionamento.
    hehehe

    Adoro testes mas não gostei desse, achei muito amador [porque indica logo de cara que vc deve marcar tal coisa em tal tipo de personalidade...isso é tendencioso]

    Enfim, faz mais desses que eu gosto .ê

    kakakaka

    ResponderExcluir
  2. Ah sim... Quase eu acerto ó:

    meu resultado deu
    37% Melancólico
    37% Fleumático
    13% Colérico
    e 10% Sanguíneo

    =.}

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha feito esse teste uma vez... Deu sanguíneo.

    Vou fazer de novo depois eu falo o q deu, mas eu axo q vai dar mais de 50% do sanguíneo, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  4. Errei mas acertei hehe.

    45% Sanguíneo
    31% Colérico
    13% Melancólico
    11% Fleumático

    Não deu mais de 50% Sanguíneo mas deu a maioria.
    Gostei do teste =)

    ResponderExcluir
  5. existi um teste mais legitimo pra saber sua personalidade
    1-se vc estivesse fugindo de um furação, em um carro,com apenas um assento disponivel,além do seu, e passando por um ponto de õnibus visse
    3 pessoas, uma velha morrendo,o seu melhor amigo(a),e o...Danilo Gentilli,o q vc faria?
    2-vc salvaria a vida de uma criança,mesmo sabendo q ela é o anti-cristo?
    3- vc mataria uma pessoa pra salvar bilhões
    4-vc daria sua vida pra salvar outra?

    ResponderExcluir
  6. 1- Huuum...
    Medo da morte eu não tenho. Como já disse várias vezes... só não queria que doesse muito.
    Como o lugar que vou qd morrer é infinitas vezes melhor que aqui, sem problemas. Eu daria o assento pra 2 delas e ficaria com o Danilo no ponto de ônibus. hHAUSHUHU
    Acho que o Danilo ia preferir ficar lá cmgo. =p

    2- O Anti-Cristo vai ter que crescer e fazer tudo aquilo q tá na bíblia... xD
    É fato. Então isso não vai acontecer.

    3- É possível? Salvar, salvar mesmo eu não tenho a capacidade disso.

    4- Falando é fácil.

    Na verdade tudo isso aí é muito improvável que aconteça.

    ResponderExcluir
  7. improvàvel porém hipotetico,tenha criatividade,por favor!
    5-vc se casaria com um pobre bonitão ou com um trilhardario feio pra desgraça?
    6-se o Tom Cruise ,fosse a sua casa pessoalmente
    tentar ti converter a cientologia, vc faria oq?
    7-se descobisse o segredo de abrir uma fenda no vortice espaço-temporal;e podesse escolher entre duas épocas:50anos no passado ou 500 anos no
    futuro,qual escolheria?
    8-se podesse escolher qualquer época do universo,qual escolheria?é uma escolha sem volta
    9-quem vc gostaria de conhecer
    nessa época ou em qualquer outra?
    10-vc seria amiga de uma pessoa q torturou, matou,esquartejou vários civis inocentes,mas q esta arrependido,e se converteu ao Evangelho
    11-se ñ houvesse amanhã pra vc,o q faria hoje?
    12-se fosse casada,e descobrisse q na "lua de mel" seu marido te traiu com o Paulão borracheiro,o Tonhão medico-mecãnico,e o indiano Motumbo, o q faria?
    13-o q vc faria se soubesse que há duas semanas estarei em Belém do Pará(não da Judéia).
    conhecer o "Calypso","Calcinha Preta",
    "Tecno-Brega",e tantas outras peculiaridades desta linda região.
    brincadeirinha.
    p.s:hoje eu sonhei com a Luisa Mell,a Shakira, e vc,juntas,em um sonho muito divertido.outra brincadeirinha,tchau.

    ResponderExcluir
  8. vc está tão sexy na foto do perfil!

    ResponderExcluir
  9. vc faz muitas perguntas!

    Claro, meu bem. Eu não estou, eu sou. Rá!

    ResponderExcluir
  10. resultado: 54% sanguineo
    tambem achei tendencioso voce marcar já sabendo o tipo de personalidade.
    Mas valeu querida!
    Parabens.

    ResponderExcluir
  11. Se a letra do plano de fundo for sua, retire, pois fala muito de você.
    Grafologia também é interessante

    ResponderExcluir
  12. Ah, gostei do teste, deu o que eu temia. No meu teste deu: 37% Fleumático e 28% Sanguíneo.

    ResponderExcluir
  13. O teste feito pelo psicólogo Keirsey, baseado nos filósofos que tu citou, e também em Carl Jung, é bem mais completo e interessante. Nele existem 4 tipos de temperamento, subdivididos em outros 16. Vejam aqui: http://www.inspiira.org/view/pt-br/100

    ResponderExcluir
  14. muito legal o teste so 50% sanguinio e 19% melancolico, e realmente tem muito da minha personalidade. Adorei,abrcs!!!

    ResponderExcluir
  15. 31% sanguíneo
    26% melancólico
    25% fleumático
    16% colérico

    (2% de insignificância)

    ResponderExcluir
  16. Sou 87% Melancólico e digo que luto contra o meu temperamento todos os dias para ser alguém mais aceitável na sociedade, e sempre procuro sabedoria em toda parte para preencher meu âmago pois isso me faz bem um abraço Roberto Cruz

    ResponderExcluir
  17. Sabe que em Ezequiel essas 4 faces se referem ao aspecto de um anjo, portanto no máximo definiriam a personalidade de um anjo e não do ser humano.
    Testes muito divertidos.

    ResponderExcluir
  18. Sou
    27,8% Colérico
    25 % Fleumático
    24 % Melancólico
    22,7 Sanguinho.

    ResponderExcluir
  19. será que podemos mundar, estes temperamento?


    ResponderExcluir
  20. Sanguíneo – 33%
    Fleumático – 29%
    Melancólico – 24%
    Colérico – 12%

    ResponderExcluir
  21. Eu soi queto calmo mas se me atentarem de mais eu explodo,eu sou maquiavelico,,
    Estou entre fleomaticoe,sanguineo.kkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Eu soi queto calmo mas se me atentarem de mais eu explodo,eu sou maquiavelico,,
    Estou entre fleomaticoe,sanguineo.kkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. 90% Colerico
    5% Fleumatico
    3% Sanguineo
    2% Melancolico

    ResponderExcluir
  24. Seu blog é péssimo, você escreve um artigo em 1ª pessoa deixa o seu texto comum e horrível e não não conclui suas analises de raciocínio, deixa algumas coisas vagas, horrível, desiste de escrever e vai catar papelão.

    ResponderExcluir
  25. Confirmou outros testes que já tinha feito:
    43% melancólico
    28% sanguíneo
    15% colérico
    13% fleumático

    ResponderExcluir
  26. 32 % colérico
    25 % sanguíneo
    25 % melancólico
    15 % fleumático

    ou seja, eu sou um colérico sanguíneo/melancólico, personalidade forte ...

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de descobrir qual e o meu temperamento

    ResponderExcluir

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)