oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

3 de abril de 2009

O seu bichinho subiu pela janela

"Casamento de viúva" (Belém -PA) ; Foto de Breno Peck

Nessa época de chuva em Belém, (ou melhor...época de dias inteiros com chuva, já que chove praticamente todo dia não importando a estação... ¬¬°) , dá pra ficar dormindo legal no ônibus ou ficar observando coisas simples, como um bichinho que voa subindo pela janela, tentando encontrar uma brechinha pra poder voar feliz.

Vou fazer um relato da minha análise do bichinho, que não consegui identificar o que era, não sei se era caba, abelha, só sei que voava e era pequeno.

O bichinho pousou na janela de baixo e estava subindo feliz, naquela parte da divisão da janela de baixo para a de cima ele tentava voar, mas não conseguia, se batia todinho e caia. Ao cair, fazia todo o seu percurso pela janela, e qd chegava no mesmo local se batia de novo e caía.

Estava chovendo, as janelas fechadas, algumas apenas com uma brechinha pra passar um vento, e o bichinho fez esse processo na mesma janela por muitas, muitas vezes.

Aí eu matei o bichinho.

Brincadeira.

Poderia ter feito isso, mas eu pensei: "Que bichinho burro! Mesmo se ele conseguir subir essa parte não vai poder sair, a janela tá fechada. Vai pra outra! Tem um caminho aberto ali, estreitinho, mas dá pra passar. E tá a maior tempestade lá fora! "

Eu poderia abrir a janela pro bichinho sair. Pensei em fazer isso muitas vezes.
Mas não fiz.
Ele tem que aprender.

A tempestade vai passar, ele não tem que se afobar, as janelas vão ser abertas, ele tem que esperar. (Eu juro que não queria rimar!)

Ele está caindo e levantando, caindo e levantando... sempre no mesmo caminho.
Tem um caminho melhor, mas ele não quer.

O bichinho é parecido com a gente.
Mas tem uma diferença... ele não pensa.





P.S: Entenderam? =x


Talitalitalita

10 comentários:

  1. Peraí que não entendi...vou ler mais algumas vezes.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkk
    =}
    É filosofia? x_X
    O problema maior é justamente esse: pensar.

    Qual a vantagem de pensar, se ainda temos atitudes tão irracionais?
    Deve ser porque o pensamento não anula o fato de que ainda somos animais.

    Ah! Algumas muitas vezes, mesmo tendo essa capacidade única, agimos como esse bichinho: caindo e levantando, caindo e levantando, sempre no MESMO caminho.
    Pode ser que saibamos que existe outro caminho, mas também pode ser que não...

    Uma vez eu vivi essa situação, aí eu resolvi abrir a janela pro bichinho sair. O burrinho continuou lá se debatendo... ¬¬º Desci do ônibus e ele ainda estava lá lutando, com uma janela escancarada bem do ladinho dele.

    hehehehe
    inté

    ResponderExcluir
  3. hummmmmmm... que bixinho burro

    mas agente costuma fazer igualzinho tmb

    ResponderExcluir
  4. É verdade... muitas vezes somos assim... mas soh aprendemos quando quebramos a cara! heheheh...
    Muitas vezes as pessoas falam, não vai por ai, vai por lá... mas soh escutamos depois de cair no caminho.
    hehehhe
    bjinhuss...

    ResponderExcluir
  5. Bicho Burro! (aCho que eu falo essa frase umas 5 vezes por dia xD)

    è a Questão de aprendizado por empirismo. O ser humano é incapaz de aprender por observação. Incrivel ¬¬º

    As pessoas são realmente estupidas ¬¬º

    ResponderExcluir
  6. então, eu não entendi onde você quis chegar... x_X

    ResponderExcluir
  7. que bom que gostou de lá. e é verdade o estilo é algo bastante pessoal
    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  8. Adorei a "filosofia do bichinho" acho que somos mesmo parecidos com esse bichinho, somos um tanto afobados... E burros em certos momentos.
    Amei o texto. beijos

    ResponderExcluir

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)