Acho incrível que quando lemos sobre a história da filosofia, vemos que é ela que acaba dando as orientações para a ciência, política, economia e etc. E essas áreas conversando fazem trocas e contribuições umas para as outras.
Dessa forma, fica totalmente sem sentido dividirmos, como cristãos, vida espiritual, de vida profissional, vida acadêmica, ou qualquer outra. Deveríamos, nesse ponto de coerência, aprender mais com as filosofias orientais, que foram por outros rumos.
E dessa forma também fica impossível empurrarem o cristianismo para o campo particular/pessoal, porque nada é tão particular assim.
Todo o mundo é regido por filosofia, e a bíblia sempre nos alertou, "vãs filosofias". Às vezes nem sabemos, mas quando estudamos a história fica óbvio que a partir do momento que não se quer que Deus exista, milhares de mentes trabalham para que assim seja. Nunca o matarão, mas vão levando a Deus para o lado fantasioso, simplesmente particular e pragmático.
"- Se funciona pra você, OK. (É isso que a minha filosofia diz, afinal, não existe verdade).
E nós simplesmente dizemos:
"- Sim, funciona pra mim, é assim que creio".
E paramos por aí. Agindo assim concordamos totalmente com a filosofia que contrasta com a nossa fé, ao invés de propagarmos a Verdade e de testemunharmos do Evangelho.
Criticam que a bíblia foi escrita por homens e tem milhares de falhas, é antiga, ultrapassada. Tem falhas, sim, de homens. Não mascara nada. Porém, o mundo em que vivemos tem milhares de bíblias que não são sagradas, escritas por homens que não foram inspirados, que cometeram muitos erros, mas são seguidos por todos.
Temos muita dificuldade de entender muitas coisas na bíblia pois vivemos em um mundo fixado nos conceitos de Aristóteles e ela parece ta mais pro lado de Platão.
Li que Aristóteles considerava as mulheres inferiores e era a favor da escravidão. Ele era uma negação em ética e sociedade, mas a bíblia, pra agradar, precisa dizer cientificamente como o mundo foi criado. Além de ser patriarcal demais pra ser considerada nos dias atuais.
Grandes filósofos erraram em muitos pontos, e mesmo assim, contribuíram significativamente, pela misericórdia, providência, e soberania de Deus, para o mundo em que estamos. Não precisamos ficar nos defendendo como cristãos, só precisamos ser cristãos de fato, até porque é o próprio Deus que faz nascer de novo e dá uma nova mente pra que vivamos longe do mal, mesmo no Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)