oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

11 de março de 2011

Mídia e Expressão

O que está acontecendo?

Mídia é todo meio de comunicação de massa que tem como objetivo comunicar a uma parte, ou o todo da população. Quando se fala em “Mídia” estamos falando para a maioria, esse é o objetivo. Sendo assim, quem "faz a mídia" deve e costuma reforçar os gostos e posições ideológicas do grupo destinado, que pode ser o todo (e procura-se que seja). E cada pessoa, ou grupo, escolherá o meio que reforce melhor seus gostos e idéias.

A televisão é composta de uma minoria dominante que escolhe e define o que a maioria tem que saber, (ou querem que saibam), abusando dos gostos dessa maioria. É só olhar para nossos programas de TV e descobrir boa parte desses gostos. Assim, os grandões escolhem os gostos do geral, tanto os que melhor lhe agradam quanto o que melhor lhe renderão, passam ao público, e seus telespectadores aceitam ou trocam de canal, mas sem nenhum controle maior dentro de algo passado. Assim também funciona com as revistas e jornais, onde as informações são passadas como uma minoria decide, entende e quer passar.

Quanto à internet... é bem mais interessante, há várias fontes, muitos pontos de vistas dados por qualquer pessoa e de qualquer forma, qualquer pessoa pode ter voz e falar o que quiser, com ela não são apenas os grandes e poderosos que podem opinar, todos podem. É disponível falar, não apenas absorver o que falam. Isso gera mais pontos de vistas que o gerado pela TV e meios impressos, que costumam e são tendenciosos. A Internet possibilita montagem de informações, e acaba gerando “verdades relativas”, cada um pega o que lhe agrada e cria o que acha melhor para si, todos podem ouvir, todos podem se expressar, mas parece não ter verdade absoluta. Mentiras são repetidas e parecem verdade, e verdades que ninguém conhece parece mentira. 

Para nós, Cristãos, se assim realmente somos, a internet e qualquer meio em que estejamos deve refletir e testemunhar sobre o que somos e no que acreditamos. 

No mundo cheio de informações e pontos de vistas, de qualquer pessoa, com suas conveniências e verdades, temos A VERDADE a nosso favor. 


Quem você conhece?



Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6). 


Como pessoas diferentes que devemos ser, devemos ser luz e clarear tudo o que se encontra em trevas, o mundo. 


“Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa”. (Mateus 5:14-15) 


Não devemos aceitar todas as informações passadas em qualquer meio, e nos conformamos com tudo ou aceitarmos que cada um acredita no que quiser e não há simplesmente nada a fazer. Sim, cada um acredita no que quiser, mas devemos testemunhar o que nos faz diferente e não nos conformamos com isso. 


Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12: 1-2 NVI). 


Se você conhece a Jesus, deve saber que Ele ensinava que devemos ter luz em nós mesmos, partindo por aí  aquilo que vemos, lemos e ouvimos, será claro. A questão não é se nos dizem verdade ou mentira, vivemos em um mundo com informações vindo de todos os cantos e enfrentando novos pontos de vida constantemente. A questão é se somos capazes de perceber a diferença.

Se observarmos a Palavra de Deus, veremos que Ela é luz para nossos pés, isso irá discernir e filtrar todas as informações. 

Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)


O Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. (João 14:17) 



No que você está pensando agora? 


Precisamos conhecer e prosseguir em Conhecer a Cristo, buscando sempre este relacionamento, e o mais importante, priorizando-o. A forma de nos expressar e agir em qualquer lugar é um reflexo de como está nosso relacionamento com Ele. 

Em qualquer parte em que estivermos, buscando a Deus e por nossa santificação, através do seu Espírito Santo, pela Sua graça, procurando de todas as formas ver as coisas pelo ponto de vista divino, tendo Cristo como nosso Padrão, saberemos discernir e filtrar o que presta e não presta, o que é útil e o que não é, o que agrada e o que desagrada a Deus. 

Tendo a luz de Cristo você pode iluminar outras pessoas e elas também acharão o caminho na escuridão desses dias e não somente agradaremos a Deus, estaremos agindo como verdadeiros cristãos, discípulos de Cristo, também iluminaremos ao nosso próximo (PV 18:9), mostrando que nos preocupamos e damos valor pelas suas vidas, e isso demosntra amor: Compartilhar e testemunhar realmente a VERDADE, que é Cristo. 

7 comentários:

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)