oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

8 de outubro de 2010

Tradição

Não quero falar nada. Já cansei. Vou deixar que esse texto fale por mim.


"O ferreiro apanha uma ferramenta e trabalha com ela nas brasas; modela um ídolo com martelos, forja-o com a força do braço. Ele sente fome e perde a força; passa sede e desfalece. O carpinteiro mede a madeira com uma linha e faz um esboço com um traçador; ele o modela toscamente com formões e o marca com compassos. Ele o faz na forma de homem, de homem em toda a sua beleza, para que habite num santuário.
Ele derruba cedros, ou talvez apanhe um cipreste, ou ainda um carvalho. Ele o deixou crescer entre as árvores da floresta, ou plantou um pinheiro, e a chuva o fez crescer. É combustível usado para queimar; um pouco disso ele apanha e se aquece, acende um fogo e assa um pão. Mas também modela um deus e o adora; faz uma imagem e se encurva diante dela. Metade da madeira, ele a queima no fogo; sobre ela ele prepara sua refeição, assa a carne e come sua porção. Ele também se aquece e diz: "Ah! Estou aquecido; estou vendo o fogo". Do restante ele faz um deus, seu ídolo; inclina-se diante dele e o adora. Ora a ele e diz: "Salva-me; tu és meu deus". Eles nada sabem, nada entendem; seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender. Ninguém pára para pensar, ninguém tem o conhecimento ou o entendimento para dizer: "Metade dela usei como combustível; até mesmo assei pão sobre suas brasas, assei carne e comi. Faria eu algo repugnante com o que sobrou? Iria eu ajoelhar-me diante de um pedaço de madeira?". Ele se alimenta de cinzas, um coração iludido o desvia; ele é incapaz de salvar a si mesmo ou de dizer: "Esta coisa na minha mão direita não é uma mentira? " .
Como se fossem uma nuvem, varri para longe suas ofensas; como se fossem a neblina da manhã, os seus pecados. Volte para mim, pois eu o resgatei. 

Assim diz o Senhor, o seu redentor, que o formou no ventre: Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo.

Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus. Quem então é como eu? Que ele o anuncie, que ele declare e exponha diante de mim o que aconteceu desde que estabeleci meu antigo povo, e o que ainda está para vir; que todos eles predigam as coisas futuras e o que irá acontecer. Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. 
(Isaías 44)

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.  (João 4:23)

12 comentários:

  1. Menina, cuidado com o coração...
    Precisas usar um pouco desta força e entendimento que Deus (supostamente) te dá, e olhar com compaixão aos irmãos.
    Não sou católico, já fui um dia, mas há muito já não compartilho daqueles ritos e doutrina.
    Entretanto, hj compreendo, de verdade, a necessidade de respeitar a fé alheia. Equivocada ou não, não me cabe julgar e apontar certo e errado, pois o meu juízo é tão falho quanto!
    Com o distanciamento de quem não é nem católico e nem protestante, me preocupo... Sinceramente, não sei o que é mais nocivo. Se a fé e adoração dedicada pelos católicos aos seus ídolos, ou o ódio com que a maioria absoluta dos protestantes os execram! Afinal, se são coisas de madeira e barro sem vida e portanto indignas de bons sentimentos, menos ainda dos maus sentimentos... Ambos são inúteis!!!

    ResponderExcluir
  2. entendo teu argumento.

    podes ter certeza q qd coloquei não estava colocando com ódio ou maus sentimentos ao próximo(considero irmãos só aos que compartilham da mesma fé, os que são filhos do mesmo Pai, então é mais adequado "próximo")

    não tenho sentimentos maus em relação a eles, tenho tristeza, agonia profunda de ver tanta fé, emoção e sacrifícios a quem não é Deus.
    Não tnho maus sentimentos a madeira ou barro, tenho em relação a essa prática...

    tanto que não quis falar nda, como disse no início deste post. já cansei dessa discussão, já cansei de tntos argumentos, sou impotente, não cabe a mim isto.

    Eu respeito a fé de outros, tento, o negócio é q como esse próprio texto diz, esta fé está mal fundamentada

    por isso eu recolvi colocoar um texto da bíblia,
    nda foi eu que disse, nda é simplesmente minha opinião. foi tirado da bíblia... o q católicos e protestanes dizem utilizar...

    ResponderExcluir
  3. Desculpe, mas você se contradisse, do início ao fim =S
    Que bom que não sou católico nem protestante, UFA! Pois assim, posso considerar até o mais equivocado dos homens um IRMÃO... Pouco me importa a fé que professa ou os delitos que cometa. Até porque, cá entre nós, eu posso não me ajoelhar diante de imagens, mas cometo erros a todo momento, em pensamentos e sentimentos e atitudes, sabe?
    Me causa dor isso de "meu grupo", "seu grupo", exclusão, divisão que começa com um simples EU e TU... E termina por causar guerras mundiais!
    Só estou querendo te fazer pensar tá? E mais do que isso "sentir"... Pois quando dizemos EU SEI nos fechamos pra qualquer aprendizado e assim, jamais iremos adiante. As coisas são tão simples, não sei porque as pessoas decidem viver em conflito!

    ResponderExcluir
  4. não vejo contradição... e olha q sempre leio, releio, pra ver se ñ me contradigo. odeio ñ ser clara.

    só podem ser irmãos quem tem o mesmo Pai!
    é errado pensar assim?
    Deve ser pq vc tem o pensamento de que todos são filhos de Deus. Ñ encaro assim, aprendi e li na bíblia q todos são criaturas e ñ filhos...
    Devo amar ao próximo, devo amar a todos!

    Ñ to dizendo q ñ devo amar... nem to condenando...
    infelizmente o amor que temos por querer q os outros conheçam a Verdade e se libertem é mal compreendido...

    Sim! Eu tenho erros também. Considero todos os erros ou pecados com o mesmo tamanho, nda de pecadão e pecadinho... eu endurecer meu coração em ajudar o próximo é tão ruim qt me ajoelhar diante de imagens...

    Eu ñ to pensando até agora?
    O que mais faço é isso.
    Pensar é o 1º passo.

    Sinceramente, eu acho q vc complicou tudo o q eu disse.
    não defendi grupo ou religião nenhuma, vc q colocou isso no meio. analisa.

    Só falei de fé e práticas e usei a bíblia pq a maioria das pessoas vêem valor nela.

    ResponderExcluir
  5. Por isso não gosto de discutir religião... Minha intenção nem foi essa... Nem sei pq fiz isso, creio q é pq gosto de vc e quis tipo, apenas levantar questionamentos. Isso é importante e desde q as pessoas não levem pro lado pessoal, é saudável. Mas se eu for enumerar aqui as contradições que li e explicar minhas colocações, vejo q isso vai se arrastarrr e, de verdade, não é necessário!
    Só vou citar um detalhe (entre tantos), vc disse q fui eu q falei de religiões... Concordo! Porém, ABERTAMENTE, vc nas entrelinhas...
    Se vc leu e releu e está segura de tudo, pronto!
    Não há mais nada a ser dito...

    ResponderExcluir
  6. então tá. mas nem nas entrelinhas eu quis falar xD

    ResponderExcluir
  7. Caro anônimo,

    Não vejo contradição no texto acima,já os seus argumentos são auto-refutáveis!

    O foco da discussão não é sobre protestantismo ou catolicismo,mas a esssência do cristianismo que sustêm ambas religiões,portanto se e quanto uma verdade pode ser relativa.

    Ora,independente dos diversos ângulos que uma verdade pode ser vista,o pluralismo religioso(que é o que você tão arduamente parece defender),erra em relativisar a verdade,que apenas pode ser percebida como absoluta.

    De modo que tanto o catolicismo contradiz a Biblia nestas questões(idolatria ,culto aos mortos,entre outras),quanto as igrejas evangélicas(teologia da prosperide,moralismo gospel,entre outras).pregar a verdade(se é que reconhece como verdade),e dizer que ela é absoluta e exclusivista não é intolerancia.
    é como dizer que 1+1=2,o contrário do que o pluralismo faz,em prol de uma falsa harmônia "inter-crenças".

    um texto muito bom está em www.apologia.com.br/?p=26#more-26.

    p.s-qualquer eventual erro de português foi culpa do meu Ceratocone.

    ResponderExcluir
  8. Marco Tulio!!! Senti sua falta.

    Surpreendendo-me!

    lerei o texto. li só o 1º parágrafo. to com preguiça.

    ResponderExcluir
  9. Nossa cara, desculpaê... Mas vc fala, fala, fala e não diz nada!!!
    Talita, eu também fiquei morrendo de preguiça de ler o resto...
    Auto-refutáveis... como eu sou ignorante!!!
    E diante de minha ignorância, me calo...
    Você é O CARA!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,

    Não foi minha intenção ofender-te,é que eu sou "ensebado" ás vezes.
    Tudo se resume ao seguinte:ou a bíblia é a inerrante palavra de um Deus perfeito ou não é,simples,não!

    Não sou superior á você,na verdade sou o primeiro á reconhecer que sou uma besta estupida(acho que a Talita concorda).

    Não tenho nada contra anônimos,os acho divertidos...mas foi você quem disse que a garota é contraditória sem apresentar argumentos para sustentar tais afirmações,e depois eu sou arrogante?

    contudo tú mesmo dissestes que um debate
    não deve ser levado á nível pessoal,siga teu póprio conselho,cara.

    ResponderExcluir
  11. Tá bom, desculpaê o sarcasmo Marco Túlio!!!
    Não estou ofendido ok? Nem haveria motivos para isso... Apenas, realmente me senti ignorante diante da autorrefutabilidade de TODOS os meus argumentos...
    Só não sei por que te doeu tanto eu ter dito que vi contradições na resposta da Talita... Vi mesmo e isso não muda... Não apresentei argumentos e disse porque... Acredito sinceramente que isso nos levaria a um blá blá blá desnecessário, só isso!
    Mas acredite, também me divirto com isso... Não tem nada de pessoal cara. A vida tem de ser levada de forma leve e eu não perderia energia desta forma.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)