oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

3 de junho de 2010

Gostos musicais

Post enorme com citações de músicas. Avisando... xD

Renato Russo, Nando Reis, Hebert Viana, Cássia Eller, Ana Carolina, Teatro Mágico, Zélia Duncan, Biquini,
Engenheiros, Djavan, Charlie Brown Jr, Los hermanos, Kid abelha, Leoni, PG, Pimentas do Reino, Jota Quest e Skank

Claro, posso muito bem gostar de outras músicas, mas a possibilidade das músicas que gosto serem desses citados é enorme.

O Renato Russo é o melhor.
Não entendo nada de música, o que gosto é de textos ritmados x).
Um violão bastaria, um tecladinho bastaria, um sax bastaria. Isso tudo junto ficaria lindo.

"Hoje não dá. Hoje não dá. Não sei mais o que dizer e nem o que pensar. Hoje não dá. Hoje não dá. A maldade humana agora não tem nome. Hoje não dá. 
Hoje não dá. Hoje não dá. Está um dia tão bonito lá fora e eu quero brincar. Mas hoje não dá. Hoje não dá. Vou consertar a minha asa quebrada e descansar." (Os anjos)
 
Mas não entendo nada realmente de música, então vou pras letras delas, e isso que me agrada.
Tem aquelas exceções, e isso ocorre em músicas internacionais, onde o que me atrái primeiro não é a letra, claro, não entendo, mas depois realmente vejo o que quer dizer.

Gosto de cantores que fazem suas próprias músicas. Muitos da lista são... compositores que cantaram.

O Nando Reis, pra mim, tá naquela situação de cara muito safo que faz músicas muito boas, mas que eu não gosto da voz. O que me faz procurar por músicas deles em outros cantores e chegar até a Cássia Eller e Jota Quest, por exemplo. E Jota Quest tem suas composições boas tbm...

"Faço as pazes lembrando, passo as tardes tentando lhe telefonar. Cartazes te procurando, aeronaves seguem pousando sem você desembarcar... Pra eu te dar a mão nessa hora, levar as malas pro fusca lá fora...E eu vou guiando, eu te espero, vem... Siga onde vão meus pés que eu te sigo também." (Luz dos olhos)

"Viva todo o seu mundo, sinta toda liberdade, e quando a hora chegar, volta... Que o nosso amor está acima das coisas...desse mundo." (Mais uma vez)
  
Assim como o Nando Reis, o Hebert Viana e o Leoni estão no mesmo barco.
Mas, de vez em quando, me me flagro estudando as composições na sua própria voz.
Não é a coisa mais linda do mundo, mas eu aguento.
(E de vez em quando o Hebert se supera cantando.)

"A vida sem freio me leva, me arrasta, me cega, no momento em que eu queria ver. O segundo que antecede o beijo, a palavra que destrói o amor, quando tudo ainda estava inteiro, no instante em que desmoronou. 
Palavras duras em voz de veludo, e tudo muda, adeus velho mundo. Há um segundo tudo estava em paz...
E cada segundo, cada momento, cada instante, é quase eterno, passa devagar. Se o seu mundo for o mundo inteiro, sua vida, seu amor, seu lar, cuide de tudo que for verdadeiro, deixe tudo que não for passar." (Cuide bem do seu amor)

"Quando as sombras vão ficando compridas, enchendo a casa de silêncio e preguiça, nessas horas é que Deus deixa pistas pra eu ser feliz. E quando o dia não passar de um retrato, colorindo de saudade o meu quarto, só aí vou ter certeza de fato que eu fui feliz" (Fotografia)

A Ana Carolina... puts.
Agora to ouvindo direto e as letras são perfeitas. E a voz dela, nem se fala...
É uma das poucas da atualidade.

"Eu tranco a porta pra todas as mentiras, e a verdade também, está lá fora. Agora, a porta está trancada. A porta fechada me lembra você toda hora, a hora me lembra o tempo que se perdeu. Perder é não ter a bússola. É não ter aquilo que era seu... E o que você quer? Orientação...
Eu tranco a porta pra todos os gritos , e o silêncio também está lá fora, agora a porta está trancada. 
Eu pulo as janelas. Será que eu tô trancado aqui dentro? Será que você tá trancado lá fora? Será que eu ainda te desoriento? Será que as perguntas são certas? Então eu me tranco em você e deixo as portas abertas" (Trancado)

"Eu quero a diferença que me faz te olhar de frente. Pra falar de tolerância e acabar com essa distância..." (Tolerância)

O Teatro Mágico já falei aqui...

Zélia Duncan... ganhei um cd dela no dia dos meus 15 anos de uma pessoa que não conhecia.
Foi de penetra no meu aniversário, convidei alguém e esse alguém levou essa pessoa.
Ouvi o cd e achei legal. Mas passei um bom tempo sem lembrar dela.
Um dia, num desses "som brasil" da vida, ela apareceu cantando Renato Russo... 
Boa voz.

"Eu vou tirar o sentimento do meu pensamento, sua imagem e semelhança. Vou parar o movimento a qualquer momento, procurar outra lembrança. Eu vou tirar, vou limar de vez sua voz dos meus ouvidos. Eu vou tirar você e eu de nós, o dito pelo não tido. "  (Vou tirar do dicionário)

Biquini Cavadão... nem é mais biquini cavadão x)
Uma vez o grupo tava no Faustão e eu parei pra ver. hehe
É o único DVD de uma banda que eu tenho. E tem uma música que o cara lá canta com o Renato Russo.. xD

"Bem aventurados sejam aqueles que amam essa desordem. Nós viemos a reboque e este mundo é um grande choque. 
Mas não somos desse mundo de cidades em torrente, de pessoas em correntes...
Errar não é humano, depende de quem erra. , esperamos pela vida, vivendo só de guerra...
Chega de marra, chega de farra, chega de guerra. Quem nunca falha, fala, erra, sorte, joga a primeira pedra." (Múmias)

Engenheiros foi uma banda que ignorei por muito tempo, porque quando estudava no Adventista me disseram que era meio que... satânico... por causa de inversão de disco...
Bom... algumas músicas podem até ser totalmente o oposto de tudo o que acredito, mas tem muita coisa boa que não dá pra ignorar. 

"Muito prazer, meu nome é otário, vindo de outros tempos, mas sempre no horário, peixe fora d'água, borboletas no aquário.  Muito prazer, meu nome é otário, na ponta dos cascos e fora do páreo, puro sangue, puxando carroça. 
Um prazer cada vez mais raro, aerodinâmica num tanque de guerra, vaidades que a terra um dia há de comer. 
"Ás" de Espadas fora do baralho, grandes negócios, pequeno empresário, muito prazer, me chamam de otário,...por amor às causas perdidas.
Tudo bem, até pode ser que os dragões sejam moinhos de vento, tudo bem, seja o que for, seja por amor às causas perdidas." (Dom Quixote)

Djavan é aquele que só dá pra ouvir em certos momentos. todo mundo gosta de Djavan?

"E tudo nascerá mais belo, o verde faz do azul com o amarelo, o elo com todas as cores, pra enfeitar amores gris" 
(Nem um dia)

Charlie brown Jr é aquele grupo insuportável de ouvir algumas horas e agradável em outras.
Mas eu gosto. O fundo deste blog é uma música deles: pontes indestrutíveis.
Gosto da voz do Chorão. Vai entender...

"Cada um tem seu caminho, eu sei foi até melhor. Irmãos do mesmo Cristo, eu quero e não desisto. 
Caro Pai, como é bom ter por que se orgulhar, a vida pode passar, não estou sozinho. Eu sei se eu tiver fé eu volto até a sonhar. Livre pra poder sorrir, sim, livre pra poder buscar o meu lugar ao sol. O amor é assim, é a paz de Deus em sua casa. O amor é assim, é a paz de Deus que nunca acaba." (Lugar ao Sol)

Los hermanos... É sutil. =]

"Você me avisar, me ensinar, falar do que foi pra você não vai me livrar de viver.
Quem é mais sentimental que eu? Eu disse e nem assim se pôde evitar, de tanto eu te falar você subverteu o que era um sentimento e assim fez dele razão pra se perder no abismo que é pensar e sentir.
Eu só aceito a condição de ter você só pra mim. Eu sei, não é assim, mas deixa. 
Eu só aceito a condição de ter você só pra mim. Eu sei, não é assim, mas deixa eu fingir e rir." (Sentimental)

Kid abelha eu gosto de cantar. A voz da mulher é chata que nem a minha.
Mas tem músicas legais.

"Jogue suas mãos para o céu, agradeça se acaso tiver alguém que você gostaria que estivesse sempre com você. Na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê..." (Na rua, na chuva, na fazenda)

PG é o único cantor gospel da lista. Gosto dele no Oficina G3, mas quando ele saiu eu desgostei de oficina, tirando umas músicas... 
Único show que fui dos citados.
As vezes acho que é uma vergonha não saber muita coisa desse mundo gospel, mas isso mais pelos outros que perguntam e eu digo que não sei e os outros parecem super envolvidos e eu uma desinteressada.
E eu prefiro mil vezes a música cantada na igreja a música gravada... =x 

"Vejo tuas mãos cobrindo o sol. Guardando-me. Te vejo em cada passo que dou, Te vejo em meus planos. Vejo tuas mãos guiando-me. Sempre és fiel" (Te vejo)

Pimentas do Reino é pra ouvir quando está apaixonada ou afim do melhor amigo. huhu

"Eu já pedi tanto em oração pra que as portas do seu coração se abrissem pra eu te conquistar, mas que seja feita a vontade de Deus. Se Ele quiser então, não importa quando, onde, como, eu vou ter o teu coração." (Pensando em você)

O Skank tem aquelas músicas interessantes com um ritmo legal e letras não depressivas.
Caso sejam um pouco mais tristes, o estilo não deixa isso aparecer tanto.
Curto. 

"Eu não posso te ajudar, esse caminho não há outro que por você faça. Eu queria insistir, mas o caminho só existe quando você passa...

Quando muito ainda é pouco, você quer infantil e louco um sol acima do sol.
Mas quando sempre é sempre nunca, quando ao lado ainda é muito mais longe que qualquer lugar...

Um dia ela já vai achar o cara que lhe queira como você não quis fazer.
Sim, eu sei que ela só vai achar alguém prá vida inteira, como você não quis...

Se a sorte lhe sorriu porque não sorrir de volta? Você nunca olha a sua volta.
Não quero estar sendo mau, moralista ou banal. Aqui está o que me afligia..."

(y)

2 comentários:

  1. Bem bacana o texto, gostei. Entendo perfeitamente. Música é Arte. Arte não tem limites... Você pode muito bem viajar em letras muito bem escritas, ou em arranjos muito bem criados... Às vezes ouvimos música para curtir a poesia destas letras, pois alguns compositores estão mais para poetas do que para músicos... Mas, de certo, viajar em melodia, harmonia e ritmo que te levam a lugares, te lembram lugares... Que te trazem lembranças (às vezes boas, às vezes ruins - e esta última prefiro evitar) também são coisas muito bem-vindas. Procuro analisar estes 2 lados enquanto ouço música (quando posso também, porque algumas vezes existem barreiras, como a de um idioma desconhecido, por exemplo). Ah, os músicos todos analisados, e as devidas análises, gostei demais, bem coerentes; confesso que também curto alguns destes nomes citados. Continue assim, escrevendo muito bem e expressando seus sentimentos. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Música é vida...É a melhor forma que o ser humano arrumou pra expressar os seus sentimentos, as músicas fazem momentos, as músicas confortam, elas criam ambientes.
    Muito boas as análises !!
    Abç
    Neilon

    ResponderExcluir

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)