oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

5 de dezembro de 2008

O Monge e o Executivo

Minhã mãe me recomendou esse livro. Mas não foi um "Talita, leia esse livro, será importante pra sua vida, você aprenderá lições valiosas..." blá blá blá. Até pq se eu dependesse da mamãe não ia ter nem um pingo de gosto em ler xD. Ela só chegou comigo e disse que precisava que eu fizesse um trabalho de faculdade pra ela, que tinha que ler os 4 primeiros capítulos e fazer uma resenha. Eu reclamei muito, como de costume, disse que todo mundo me pedia as coisas, não tava com saco pra fazer os meus trabalhos e nem o de ninguém. Mas como de costume também, eu fiz. E resolvi ler todo o livro (qual a graça de ler um livro pela metade?).

O livro me encantou. Me fez pensar em muitas coisas, como nas minhas atitudes, meus propósitos, e meus defeitos.
Achei bacana a comparação de I Coríntios 13 com o comportamento de um líder, a diferença de poder e autoridade, a idéia de que o "amar ao próximo" é como se portar em relação ao próximo, não sendo AMOR, nesse caso, sentimento, mas comportamento. A idéia de servir, de sacrifício, de atender necessidades dos outros, e não vontades, de intenção menos ação ser igual a nada e intençaõ+ação ser igual a vontade, que é o início de tudo na vida.
E o mais legal pra mim, é como citam Jesus como um exemplo de líder...líder perfeito, digamos.

Eu nunca tive dúvidas disso, mas é legal ler característica por característica importante de um líder, com suas definições e inúmeros exemplos, e saber que Jesus segue tudo direitinho, é de não ter dúvida da sua eficiência e influência.

Lembrei muito do Livro "Mais que um carpinteiro", que é um livro bem legal, que trata dentre outras coisas, (essas outras coisas são análises do novo testamento como documento histórico, comparado com obras de aristóteles e obras famosas, algumas observações para que a ressurreição de Jesus não seja considerada apenas uma lenda e etc...) de como pode um líder que causou tanta influência e tantos ensinamentos morais, ser considerado apenas MAIS UM, sendo que o próprio se declarou DEUS. Sendo assim, honesto, humilde, e compromissado, se for considerado apenas um grande homem da humanidade, deve-se levar em conta tudo que ele falou, e se ele se declarou algo tão grande, se não for verdade, não pode ser líder ou grande homem, e sim um doido que falou coisas boas, fez coisas boas e depois se revelou algo que não era.

É incrível como "O monge e o executivo" e esse outro livro que citei se completam, assim como a bíblia confirma tudo o que eles afirmam.

No livro "O monge e o executivo" fala muito em servir, em caridade, em boas ações, em dar de si, em amar ao próximo como ama a si, em deixar de lado o egoísmo, o egocentrismo. E eu pensei numa passagem da bíblia que diz qual é a religião pura, que não é dar dízimos, tirar demônios do corpo, andar de saião e blusona e não é regrinhas, "a religião pura" é assistir órfãos e viúvas e guardar-se incontaminado do mundo."
Acredito que boas obras muitos fazem por aí, nem sempre com a melhor intenção, mas fazem. Agora o "guardar-se incontaminado do mundo"... esse é meio que...totalmente cruel.

Fica A Dica!
O Monge e o Executivo
Mais que um carpinteiro

;*

5 comentários:

  1. cara,a dorei teu blog!
    se eu fosse depender das indicações da minha mãe pra ler eu tava perdido...
    [por issoeu agredeço em ter ao menos uma prima intelectual]
    =]

    ResponderExcluir
  2. O engraçado, é q qnd li o livro |O Monge e o Executivo|, achei ruim [prosa mesmo], rs. Hj,recomendo tbm...

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li este livro, mas agora interessei, to sentindo falta de ler algo sobre valores e espiritualidade.


    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Passa lá no meu blog porque eu te premiei, tá?

    beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Nunca li o livro, mesmo porque não tenho muita paciência pra leitura, mas já ouvi falar desse livro e os ensinamentos são realmente fora de série. :D

    ResponderExcluir

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)