"Deus não pode tudo?"
E Claro que eu dizia que Deus podia, mas que Ele não ia fazer isso, porque não tinha lógica.
Ok.
Nunca convenci ninguém com isso mas sempre achei essa pergunta muito besta, mas ao mesmo tempo complicada de se sair porque todo mundo se acha muito inteligente quando faz essa pergunta.
Aí estava eu meses atrás lendo o livro "O problema do sofrimento" de C. S. Lewis quando ele toca em um assunto parecido que me faz lembrar disto, ontem de repente lembrei disso e como ontem eu também lembrei que tenho um blog porque falaram bem dele (cof cof) resolvi compartilhar :)
C. S. Lewis começa o capítulo com uma frase de Tomás de Aquino:
"Nada que implique em contradição se encontra debaixo da onipotência de Deus."
E depois conceitua onipotência como "poder para fazer tudo, ou todas as coisas."
C. S. Lewis diz que a onipotência significa "poder para fazer tudo que é intrinsecamente possível, e não para fazer o que é intrinsecamente, impossível. É possível atribuir-lhe milagres, mas não tolices. Isto não é um limite ao seu poder (...) combinações de palavras sem sentido não adquirem repentinamente sentido simplesmente porque acrescentamos a elas como prefixo dois outros termos: "Deus pode". (...) Não é possível nem a Deus nem à mais fraca de suas criaturas executar duas alternativas que se excluem mutuamente; não porque o seu poder encontre um obstáculo, mas porque a tolice continua sendo tolice mesmo quando é falada sobre Deus."
Eu me acho MEIO cética (apesar de tudo) e encontrei um artigo interessante no site ceticismo.net (Apesar de ter coisas 'nada a ver' em muitas matérias, essa é interessante - claro, favorece em boa parte, o que creio) que fala dessa questão:
"em um raciocínio as premissas não podem ser contraditórias uma em relação a outra; caso contrário, nenhuma conclusão lógica será possível. É o dilema entre a força irresistível e o obstáculo irremovível. Este dilema lógico-filosófico é bem conhecido! O que acontece quando uma força irresistível se encontra com um obstáculo irremovível?
Bem, a resposta não existe sob a luz de um raciocínio lógico. Se há força irresistível, não há obstáculo irremovível. Se há um obstáculo, não há tal força. Isto é, essa é a limitação lógica para a questão. Ela não pode analisar um ambiente onde exista tal dualidade, pois tal dualidade é impossível em termos lógicos."
Esse site até tenta explicar uma possível resposta que Deus pode até construir e destruir a pedra, baseado nuns conceitos aí, se você quiser ler, clique AQUI.
:)