oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

12 de fevereiro de 2009

Relatividade

Essa foto era capa do meu livro de ciências da 6º ou 7ª série ^^

(Tu achas que eu vou falar do Einstein?) . Não. Esqueci essa parada de relatividade.
(Ler post "O que se aprende na escola?" )
Mas se pensar em relatividade logo vem esse aí na cabeça. Mas esse post não tem nada a ver com ele. Tem mais a ver com a expressão "Tudo é relativo".
E eu quero amarrar essa expressão a essa pergunta: Existe certo ou errado? Bem e mal?

Vi uma comunidade no orkut que era assim: "Não existe certo ou errado, existe o que é melhor pra você"
¬¬°

O que é melhor pra mim?

Quando eu faço algo que parecia ser "melhor pra mim" mas acabou que não foi "melhor pra mim", o que eu fiz? O "melhor pra mim"? (Deu pra entender?)
Então o melhor pra mim era pra eu me ferrar?

Acredito em bem e mal e certo e errado. Dois caminhos, dois senhores e dois pontos finais.

É bem interessante isso.
Olha só... Adão e Eva tinham uma regrinha.
Deus chegou e disse:
- Olha só galera! Tem um monte de árvores aqui, podem comer a vontade os frutos e tal, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não pode, tá? Se fizerem isso. Certamente morrerás.

Eles já sabiam o que era certo e errado fazer. Receberam uma ordem.

E olha só o que falaram pra eles depoiS:
- Morrer? Até parece! Deus sabe que no dia em que comer essa frutinha aí, os olhos de vocês serão abertos e você serão como Ele, conhecerão o bem e o mal.

Assim a mulher viu que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Aham!
Ela pensou que era o melhor pra ela coitada. Parecia tudo tão bonito...

Algumas coisas são relativas, sim. Tipo... bonito e feio. Não tem como negar.
Maaaas...
"Algumas coisas são verdadeiras, você acreditando nelas ou não."
(Filme Cidade dos anjos)

Algumas coisas são assim, imutáveis, desse modo e pronto.

Temos escolhas, sim.
Tem escolhas que parecem agradáveis, boas de início e acabamos errando.
Tem outras que sabemos que estão erradas, mas encaramos para ver se dá certo.
Não devemos colocar desculpas nas nossas ações e tentar dizer que não existe algo que a nossa própria consciência acusa. (No meu caso mais que consciência...)
Tentamos enganar a quem?

Cada dia pensamentos egoístas e falsa liberdade nos cercam.
A era das conveniências está apenas começando.

10 comentários:

  1. Tudo na vida da gente é relativo. O que pode ser bom pra mim não é pra você e vice-versa. O mesmo com certo e errado.

    E curiosamente o meu post de hoje também fala sobre relatividade, mas de uma outra maneira. =)

    Beeeeeeeeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Gostei da forma como vc abordou a relatividade das coisas, é dificil decidirmos o que é melhor pra gente. Parabéns! ...

    ResponderExcluir
  3. Caraca menina, você me deixou confusa...Nem sei oq responder no comentário. :T

    Bom, acredito sim no "Tudo é relativo", digo isso muitas vezes...Mas acho que seria melhor "Quase tudo é relativo".
    Exitem sim coisas que inegavelmente são certas ou erradas...Mas outras, depende muito...de religião, de cultura, de modo de pensar e etc.
    Enfim...Seu post é bem RELATIVO...koakaoakoakao.

    To brincando, você me deixou confusa mesmo...Nem sei mais em que acredito! rs
    Bjinhus ;*


    (Te linkei no meu blog)

    ResponderExcluir
  4. Acredito q existe sim o certo e o errado, o bem e o mal... são escolhas.
    Nós temos o livre arbítrio, só temos que lembrar sempre que para cada escolha há uma consequência... boa ou ruim.

    ResponderExcluir
  5. Concordo ! Tudo é relativo !! Tão relativo que nem sei que o relativo na verdade tem esse nome.

    ResponderExcluir
  6. Eu nao sei muito bem se essa relatividade existe... Eu acho que existe certo e errado, mas há pessoas com valores diferentes que vêem o certo e errado de maneira diferente. Talvez essa seja a relatividade. Ou não. Sei lá.

    ResponderExcluir
  7. è Talita , Essa é linha de Pensamento de Grandes Pessoas como: Jesus Cristo, Machiavelli,Julio Cezar, Sun Tzu . Conordo Plenamente! xDD

    ResponderExcluir
  8. Talitaa
    Desculpe a demora para responder.. =]
    Acho que vc já deve ter pesquisado sobre.. bom.. Campus Party é um evento tecnológico que começou na Espanha. Esse é o 2º ano que acontece também no Brasil, em SP. É bem legal para quem curti tecnologia e atrai tanto a glr da área quanto os curiosos.. rs O pessoal fica acampado durante uma semana e pode levar seu PC ou notebook.. Sou louca para ir.. ano passado não fui pq estava fazendo um curso de verão e esse ano.. bom.. vou colocar a culpa na crise... xD

    Sobre o seu post.. acredito sim que existe certo e errado. "A era das conveniências está apenas começando."
    E é aí que a relatividade entra.. é relativo o que convém... O que é melhor deixar em aberto e o que não temos a total certeza...
    Bom texto!

    Até!
    =]

    ResponderExcluir
  9. Te indiquei pra mais um selo no meu blog. Passa lá pra ver ;)

    Beeeeeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  10. começou bem...deu uma viajada legal no meio...e axo que a conclusão não foi das melhores...nossa que critico eu hein...mas eu concordo com vc na maioria dos pontos....

    quando alguem me pergunta algo relacionado com certo ou errado, bom ou ruim eu respondo: "depende"

    mas existem verdades absolutas sim!!!!

    "nem smepre oq é bom p mim é bom p vc"

    "a vida é feita de escolhas individuais, e de responsabilidade do tomador dessas decisões, e essas escolhas, certas ou erradas, são oq nos fazem crescer e amadurecer"


    post fera!!!! gostei

    J0n3

    ResponderExcluir

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)