oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

13 de novembro de 2008

O que se aprende na Universidade?

Bom... Entrei numa universidade pública... num curso caro pra caramba! Design...
Eita curso caro... régua T, esquadro, pincel, lápis de cor, marcadores, pastel seco, aquarela, um monte de papel, sem contar xerox, gastos com impressão e etc.

No primeiro ano eu até que me empolguei... tipow... na semana do calouro apresentaram uns TCCs muito firmes, foram feitas algumas oficinas, stencil, projeto pra produto e tal...
Comecei a me interessar pelo curso que era minha segunda opção e depois vi que realmente o curso era a minha cara e não sei que outro curso eu poderia me sentir tão bem quanto esse.

Fazia trabalhos todos direitinhos, todo dia procurava alguma coisa sobre o curso, chegava 7:30 toda empolgada na universidade, queria participar de tudo que é palestra sobre o curso, nem que fosse de área que eu menos me identificasse, só pra buscar informações...
Resumindo: Me apaixonei pelo curso.

Aí foi passando o tempo e eu fui vendo q a Universidade te torna meio vagabundo (ou completamente), você começa a faltar aula, chegar atrasado, a fazer trabalho faltando um, dois dias pra ser entregue, ou esquecer totalmente dos trabalhos, dá uma preguiça de sair de casa lá pra casa do caramba pra ficar morrendo de frio numa palestra que ficam falando sobre coisas que tu num estás muito afim de ouvir e só tá lah porque tava na programação : "coquetel".

Você começa a aprender a jogar baralho, pif paf, mau-mau, a frequentar o bilhar...
Os professores começam a ficar cada vez mais... menos assíduos... e você vai pra la´pra conversar pq aula que é bom dura pouco e depois você começa a se acostumar com isso e chega um dia que começa a pensar: "o que eu to aprendendo aqui, de fato?"

Bom... a universidade até agora só me deu conhecimento teórico e pouco. O que ela fez foi me incentivar pra conhecer mais o que eu to fazendo e tentar me dar a estrutura , o espaço disponível. Eu mesma tive que ir atrás de tudo. O que é claro, óbvio e o correto.

Mas eu queria mais. Queria mais motivação, queria o que a grade curricular do curso diz que vai dar... Queria me sentir mais parte dela.

Onde aprendi muito foram nos meus estágios. Mesmo que em um deles eu tenha odiado por ser uma escraviária forçada, e no outro ter gostado, mas não ter feito muita coisa (mas como aprendi!)
O que tá certo eu não ter feito muita coisa, porque eu não sabia nada e tava ali pra fazer o que realmente eu fiz, perguntar e aprender com o ambiente. Se eu não tivesse tirado nada de bom de lá aí sim eu não teria feito nada.

Hoje eu to meio desmotivada com a universidade, não com o curso, que eu ainda amo ^^
Nem a motivação que a universidade me dava antes ela tá dando agora...
Será que é o semestre? Será que são os professores? Será que sou eu o problema?
Não sei...

3 comentários:

  1. "o que eu to aprendendo aqui, de fato?"
    HAHAHAHAHAHAHA...
    Adorei, pois disse isso em alguma aula, na qual não recordo qual, mas acredito que foi Semiótica.

    Eu acho que pode ser o semestre, pois está acontecendo exatamente isso comigo e demais colegas.
    Mas, mas, mas...sempre é necessário um "MAIS" né? ou talvez um plano "B", como diz um professor de Política ... então, aguarde o outro semestre e continue com aquela empolgação de manter sempre atualizada na sua profissão, na qual pretende atuar.
    Não quero ser auto ajuda, mas essa é a minha opinião. =)

    Beijão, adorei o seu blog.
    =)

    Líria.

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei muito com esse texto... professores que faltam, aulas mais ou menos... mas é assim mesmo. Na faculdade você sai daquele esqueminha de colegio, onde o assunto ja vem todo bonitinho pra ralar na biblioteca procurando os melhores livros etc etc... achei engraçado a parte dos jogos, minha turma brincava dizendo que em vez de eu estudar pra Cálculo I ,preferia o Dominó I. kkkk me formei em louvor nessa matéria ;)
    beijos tata gostei do teu blog vou acompanhá-lo sempre

    ResponderExcluir
  3. A universidade te deixa vagabundo, sem vergonha, cachaceiro, ocioso e qundo vc sai dela ainda carrega as sequelas para o mundo afora. Hahahahaha. Aposto q muitas pessoas tmb se iludiram com a universidade. Inclusive fui uma delas. O negócio é respirar profundamente e esperar o tempo passar...ou, se preferir, vá atrás de coisas fora do curso para vc não perder interesse nele, como palestras, oficinas...Garanto q isso vai ajudar a amenizar um pouco essa sua decepção! Um abraço!

    ResponderExcluir

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)