oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

24 de outubro de 2009

Competição

É. A Vida é assim. Todo dia.
Não adianta dizer que não. Sempre foi assim e vai continuar sendo e a tendência é piorar.

É natural, não?
É uma seleção.

Todos competem. Somos preparados pra isso.
Quando estamos na escola não competimos diretamente com ninguém. Pelo menos ainda não temos muita a real noção disso.

Quando estamos perto do vestibular vemos que tem algumas pessoas que são amigos, mas concorrentes, pois disputam a mesma vaga. É, tem várias vagas, mas disputam por elas, por cada uma.
Se os dois passarem, ótimo, vão ser amigos de sala. Se só um passar, um se deu melhor, ganhou.


Ao entrar na faculdade, volta a ser a mesma coisa da escola. Mas claro, as crianças cresceram, estão mais espertas e mais competitivas, já ganharam, perderam, e não querem mais perder.
Claro. Ninguém gosta de perder.

No início tem a competição indireta, como sempre, mas quando vai chegando ao final do curso, os amigos de sala viram concorrentes certos.
Todos desempregados, procurando um lugar, todos com o mesmo conhecimento que a universidade deu, alguns fixaram mais, outros não fixaram muita coisa, alguns saíram do comum, outros ficaram só com aquilo que viram.
Tem os bons e os ruins.
A competição entre os bons, pra saber quem se dará melhor, ou é o melhor. Quanto melhor a pessoa é, mais a pessoa gosta de competir. E a competição entre os ruins, pra saber quem é o melhor.

Quando arranja um emprego a competição entra de novo em cena. Mas dessa vez nem precisa ser entre pessoas da mesma área, é geral.
Na verdade ela nunca saiu...

O meu curso é algo complicado.
Tudo que tem a ver com criação, criatividade, algo autoral, a competição é mais certa.
Não há espaço para todos.
Desde o início fomos ensinados assim, falando que o mercado de trabalho é concorrido, você tem que ser bom, ter algo a mais pra se destacar e tal.

Não to dizendo que competição é ruim.
É boa, é natural, mas existem as competições que não são saudáveis.
você é capaz de fazer tudo pra ser o melhor?
Esconde coisas pra ter uma chance a mais que o outro?
Guarda informações, conhecimento pra si e diz que não sabe?

Tenho medo disso.
Queria fazer só minha parte, sabe? Tento fazer.
Fazer o possível pra ser melhor do que posso ser, o meu máximo(clichê), mas tem tanta gente que passa a perna, fala mal, usa tantas formas pra prejudicar outra pessoa... Tento ignorar essas pessoas, mas elas irritam. E o pior, se dão bem.

A minha cara de orgulhosa, de pessoa nada humilde, me ajuda. É só me ver andando pela rua...
Se eu não tivesse essa cara seria mais besta do que sou.

E parece que não há mais espaço pra gente besta.

5 comentários:

  1. Eu gosto de competir, lembro que eu aprendi a desenhar assim : Eu via alguém na minha sala de aula que desenhava mais do que eu e me esforçava ao máximo pra ser melhor que aquela pessoa, e era legal porque toda a sala de aula sempre tem gente metida a desenhar e eu era um desses, fazia isso até pouco tempo atrás. Hoje eu aprendi a superar a mim mesmo, digamos que seja uma forma de não depender dos outros, mas minha melhora diminuiu consideravelmente, preciso pegar mais alvos para superar hehehe.

    Mas realmente tem gente que adora dar uma de malandro pra dizer que é melhor que os outros, aconteceu já comigo e acredito que isso acontece com quase todo mundo.

    Bom, dá uma raiva de cara, mas eu gosto da palavra de Deus porque ela dá solução para tudo e nos conforta:

    "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. IPe 1: 15"

    Pelo menos eu não me importo com as coisas que esse povo ganha desta forma, para mim são apenas vaidades. E eu estou atrás de algo maior, que vale mais a pena.

    Mas gostei do assunto, afinal, como dizem por aí: O importante mesmo é competir =p

    ResponderExcluir
  2. Talita, te passaram a perna??? o_O

    Eu não sou capaz de fazer tudo para ser o melhor, porque o 'fazer tudo' implicaria coisas boas e ruins pra mim e para outros. Sendo assim, eu não seria o melhor [ no sentido moral do termo ].

    Toda competição parece mesmo saudável. Muitos competidores é que não são...

    Hei, tem que dividir ae esse negócio ¬¬

    Eu sempre aprendi as coisas sem precisar de muitas explicações, e as vezes, só observando. Assim, eu sempre estudei sozinho, e sempre aprendi assim. Me acostumei a isso.
    Não quer dizer que o fato de eu não saber ensinar, seja retenção de conhecimento para ter vantagem sobre alguém.
    Mas no meio de uma competição, QUEM É QUE VAI ACREDITAR QUE EU NÃO REVELO O QUE SEI POR QUE NÃO SEI FAZER ISSO??Ninguém né, claro.

    A competição desleal pode acontecer porque quando a gente é bom em alguma coisa, atrai sempre os olhares. É muito natural que alguém te encare como um desafio e que outros encarem com admiração desmedida. São dois extremos: ou puxa-saco demais, ou rivaliza.

    Acho que não tem a ver com ser besta.Porque todo mundo compete o tempo todo. Impossível ficar de fora, e achar que nessa briga por cada migalha de pão, as almas caridosas vão abrir passagem para um qualquer só por que ele deseja.
    Se nem pra Jesus abriram passagem desse jeito... x__X Imagine para nós.

    Então acho que o espaço que tu reivindicas para as pessoas ''bestas'', em verdade, nunca existiu.

    =P

    P.S.: eu sempre fui pano preto: aquele que chega no dia da prova, diz que não estudou nada e tira dez. Mas simplesmente por que eu não gostava de tornar as coisas fáceis para pessoas que não se esforçavam tanto quanto eu.Se eu estudei pra caramba, qualquer pessoa também pode fazê-lo.
    Não queria dar cola e facilitar as coisas, ou ainda, me desmoralizar por colar.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a competição só trás malificios

    ResponderExcluir
  4. alguns dizem que a competição é um instinto selvagem,porém quanto mais industrializada for a cidade mais competitiva é.

    ResponderExcluir
  5. Parabens! (Sempre que entro em blogs procuro algo mais original pra dizer, mas meu repertório se esgota rápido)

    Seu texto é muito bom. O blog é muito bom!

    ResponderExcluir

Leu? Já fez o mais difícil! Agora comenta, vai! =)