oi =}

"Não cobiço nem disputo os teus olhos, não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos, nem sei tão pouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos. Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo.
"
(Iniciação - Ademar Santos)

31 de maio de 2010

Perseguidos

Ontem, dia 30. Foi o DIP.
(Para saber mais clique aqui.)

É incrível como pouco sabemos dessas coisas...
Aqui, no Brasil, temos liberdade de culto. Graças a Deus.
Lá na Coréia do norte, Argélia e Nigéria, por exemplo, não há... graças a Deus.

Lá os cristãos realmente vivem o "não apenas crê em Cristo, mas de padecer por Ele."
Eles realmente deixam de viver a sua vida e vivem pra Cristo, anulam-se, negam a tudo.
O viver deles é Cristo e o morrer, lucro.

Imagina... Eles são obrigados, por lei, a não ser cristão, e seguir uma religião imposta pelo Estado e até a praticar o "culto à personalidade". Adorar o governante.
Caso fujam ao que é imposto sofrem as perseguições, que levam muitos a morte, e quando não morrem, são condenados a viver marginalizados e perder a sua cidadania.

Sei que toda essa força não é própria deles.
O Espírito Santo que conduz, e é apenas por isso que eles continuam sendo perseguidos e continuam ganhando mais pessoas para Cristo, apesar de tudo. 
São fortalecidos.
Em muitos desses lugares é difícil ter uma bíblia inteira! São queimadas!
Imagina a alegria deles ao ler a preciosidade que tem em mãos?

Enquanto nós, com toda a liberdade em que temos, e bíblias inteiras, não lemos e não professamos o que acreditamos e ficamos parados sem nos preocupar muitas vezes com pessoas que estão do lado, amigas, conhecidas, e perdidas.

Como podemos ajudar a esses cristãos?
Veja aqui: http://www.portasabertas.org.br/

Tava pensando...
Chegando a copa do mundo...
Cara! Esses países estarão lá!
O Brasil tá no grupo da Coréia do Norte, que é o país na primeira posição em perseguição a cristãos. 

Enquanto a bola rola lá, você só assiste?
Pense nos jogadores, pense no país, saiba sobre eles...
E faça algo.
Orar já ajuda.

______________________
Ontem, na igreja, de repente, me falaram:
-Escreve sobre isso no teu blog.

Hehe. Eu fiquei besta.
E como eu atendo ao meu público fiel... (huhuhu)

29 de maio de 2010

Morte...

A evidência de que o "certamente morrerás" não era brincadeira.



Se o "certamente morrerás" é verdade.
O "Para todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida Eterna" também é.


Fico triste por um lado.
Extremamente feliz por outro.
=x

28 de maio de 2010

O TESTE V.H.M. (Allan H McLeod)

"É um teste que se pode aplicar em todas as horas 
de decisão ou dúvida a respeito da vontade de Deus. "

Bom...  É meio grandinho mas é muito bom. 
Uma prova disso foi que eu consegui ler sem me desinteressar... xD

-----------------------------------------------

 De todas as perguntas dirigidas a mim por irmãos à procura de conselho pastoral, uma se destaca:
“Como posso descobrir o que Deus quer da minha vida?” Sem dúvida, é uma das perguntas maisimportantes. Também é uma das mais difíceis de se responder.

Há como descobrir a vontade de Deus para o dia a dia de nossa vida? Essa descoberta é realmente importante, ou podemos resolver as situações por conta própria? Afinal, Deus não nos deu uma cabeça para pensar e o livre arbítrio para decidir as coisas?

De fato ele deu, mas aconteceu um desastre em nossas vidas chamado pecado. Resultado: ao invés de vivermos em sintonia com Deus e seu projeto para nós e o mundo, desenvolvemos nossos próprios planos e o resultado é a confusão existente na vida de muitos cristãos, inclusive de muitos líderes.

O próprio Jesus Cristo, Filho de Deus, se submeteu à vontade do Pai, no Jardim de Getsêmane, dizendo: “Não seja feita a minha vontade, mas a tua”. Diante das tentações do diabo e das constantes cutucadas dos judeus, ele provou o que havia afirmado: “Por mim mesmo, nada posso fazer...” (João 5.30).

Deus nos salvou para que vivamos, não para nós mesmos, e sim, para ele (2 Coríntios 5.15). Acertar a vontade dele em todas as nossas atividades é imprescindível. O apóstolo Paulo nos lembra: “Deus preparou boas obras, de antemão, para que nós as praticássemos” (Efésios 2.10).

É possível saber o que Deus quer de nós? Sim, é possível. 

Muitos anos atrás, o famoso pregador F. B. Meyer estava voltando de navio para Liverpool, na Inglaterra, e o desembarque seria à noite. Ele e alguns outros se encontravam no convés perto da ponte de comando, observando na distância as luzes cintilantes da cidade. A noite era muito escura e o ar úmido e frio. Com a aproximação do navio ao porto, o Dr. Meyer começou a preocupar-se com a profusão de luzes e chamou o capitão. “Como é que o senhor sabe entrar no porto com essa confusão de luzes à sua frente?” .

O capitão o convidou a subir à ponte e disse: “Na realidade é muito fácil, mesmo à noite. Vou mostrar-lhe. 
O senhor está vendo aquela luz forte lá à esquerda? E está vendo aquela outra luz forte à direita dela? E está vendo aquela terceira luz maior um pouquinho mais perto? Então, fique olhando as três luzes, e verá o que acontece.” Enquanto o Dr. Meyer olhava, a luz da esquerda alinhava-se com a do meio; então, à medida que o navio virava devagarzinho, as duas se alinhavam com a terceira. “Está vendo,” disse o capitão, “minha tarefa é fazer daquelas três luzes uma só; e quando as três se tornam uma, é só seguir em frente.” 

Como o capitão do navio, orientando-se por uma série de luzes para acertar a entrada da baía e chegar com segurança no cais, você e eu precisamos conhecer e alinhar as “luzes” que Deus coloca em nosso caminho, para acertarmos sempre, como bom arqueiro, o centro da vontade dele.

Avaliando os acertos e desacertos de mais de sessenta anos de vida cristã, eu chego à seguinte conclusão: nas definições mais difíceis, meu problema não tem sido tanto acertar a vontade de Deus como acertar a hora e a maneira de Deus. E um exame da vida de nossos irmãos de outrora revela Abrão, Moisés e Davi enfrentando a mesma dificuldade: a de discernir, não a vontade do Senhor, mas sim, o tempo certo e a maneira correta de se fazer essa vontade.

Moisés avançou o sinal e deu uma trombada que o jogou na península do Sinai por quarenta anos.

Abrão fez o mesmo e criou um problema sócio-político de proporções internacionais e de extensão multissecular.

Deus Pai se agradou de seu Filho Jesus porque ele estava sempre no lugar certo, na hora certa, falando e fazendo o que era certo. O mesmo Espírito que dirigiu Jesus em todas essas horas está também em nós com o mesmo propósito: ajudar-nos a acertar em cheio o querer do Pai.

O processo em si não é complicado. Nós o complicamos com algo chamado “vontade própria” ou“egoísmo”, aquela tendência nossa de achar que somos mais entendidos que Deus. Pensamentos como: “Deus nunca me deixaria quarenta anos de molho”, ou: “Eu sou filho do Rei; tenho direito a tudo do bom e do melhor”, ou: “Deixa que eu dê um jeito”, revelam quanto mais baixos são os nossos pensamentos que os pensamentos de Deus.

Graças a Deus, há como eliminar essa interferência em nosso sistema de navegação.
A rendição do “General Eu” ao General Jesus resolve o problema. Quisera fosse tão fácil assim. Não é, pois essa nossa carne cede à cobiça que nem criança tentada por doce. Mas podemos, com tempo, desenvolver o hábito de submeter tudo a Deus em cada situação: nosso querer, nossa idéia do tempo melhor, nossa maneira de se fazer as coisas.

Quando estou diante de uma situação onde preciso de uma direção específica de Deus (não para escolher um novo sapato ou decidir qual camisa usar), eu me submeto a um teste que chamo de V.H.M. É um teste que se pode aplicar em todas as horas de decisão ou dúvida a respeito da vontade de Deus. 
O “V” é de Vontade, o “H” de Hora e o “M” de Maneira. São como aquelas três luzes na entrada do porto de Liverpool.
Vamos ilustrar.

Havia muita infiltração de água na casa onde moramos durante quatro anos e o dono estava querendo aumentar o aluguel. Perguntamos: “O que Deus quer de nós nesta situação: mudar, ou confiar nele para resolver os problemas de água e aluguel?” Como acertar a primeira luz?

Foi necessário fazer sossegar nossa alma, como ensina Davi no Salmo 131, e permitir ao Espírito de Deus produzir dentro de nosso coração uma convicção crescente quanto à vontade dele.

É durante esses dias (às vezes meses) de espera que Deus faz convergir as idéias, sonhos e orações do passado. Isso talvez requeira bastante tempo. Não podemos nos apressar. É o inimigo, e não Deus, que insiste em apressar as decisões.

Se dermos tempo e espaço para Deus, através da meditação na Palavra e oração, ele nos instruirá no caminho que devemos seguir (Salmo 32.8).
Nós dois ficamos convictos de que deveríamos mudar para outra casa. Mas quando? Como? Não estávamos enxergando ainda as outras duas luzes.

É possível descobrir o que Deus quer e, mesmo assim, errar por não discernir a hora e/ou a maneira de Deus de se fazer aquilo. Nós não queríamos dar mais um “fora” como nós e tantos outros já demos. Um caso conhecidíssimo é o de Abrão. Embora conhecendo a promessa de Deus de lhe dar um filho, não esperou a hora de Deus e também não acertou a maneira de Deus. Até hoje estamos colhendo os resultados tristes desse desacerto, na desavença entre árabes e judeus.

Outros, como Davi, acertaram a vontade e a hora de Deus (de levar a arca de volta para Jerusalém), mas não a maneira (1 Crônicas 13). Resultado: no meio dos festejos de mais de trinta mil pessoas se alegrando e louvando ao Senhor, Deus feriu com morte um rapaz inocente que queria apenas apoiar a arca oscilante. Por que razão? É simples. Deus faz as regras do jogo e não vai mudar nem um milímetro sua maneira de agir para acomodar a nossa, por mais racional e adequada que possa parecer.

O rei Davi havia consultado os capitães e príncipes de Israel (sua junta administrativa), em vez de consultar a Deus, como nós muitas vezes fazemos ainda hoje. Esperava a bênção de Deus, mas não a obteve. Voltou aborrecido para casa, e só depois de três meses de tristeza e uma consulta para descobrir o porquê da tragédia, conseguiu uma explicação: “Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas, porque o Senhor os elegeu, para levarem a arca de Deus” (1 Crônicas 15.2).

Davi retornou à casa de Obede-Edom onde havia mandado deixar a arca e, num dos mais jubilosos festivais de todos os tempos, restaurou a arca ao seu devido lugar debaixo da bênção abundante do Senhor.

Eu e Joana pedimos a Deus uma resposta das outras duas perguntas. Quando mudar? Pois tínhamos muitos compromissos nos próximos meses. Onde encaixar uma mudança? E terceiro, como fazer acontecer isto? Não sentimos paz em alugar uma casa administrada por uma imobiliária.

Uma das lições que aprendemos através de cabeçadas dadas durante a passagem de muitos anos foi esta: é melhor e há menos prejuízo quando acertamos a primeira vez. Mas, como saber o tempo e a maneira certa de Deus? Usando o mesmo sistema que adotamos para descobrir a vontade dele: submetendo-nos (realmente), esperando (isso é difícil!) e confiando em nosso Pai amoroso para nos indicar exatamente quando e como devemos proceder. Existem “luzes” das circunstâncias, da Palavra, do conselho de outros, etc., para tirar todas as dúvidas do nosso coração e as substituir pela convicção e paz que operam além dos limites do nosso entendimento (Filipenses 4.7). 

É só alinhar o nosso “navio” com as luzes e seguir em frente.

Passaram-se alguns meses e um irmão da igreja nos telefonou: “Sei que vocês estão procurando uma casa. Nós vamos mudar. Interessa esta casa?” Fomos olhar. Era “mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos” (Efésios 3.20), e com o mesmo aluguel. As luzes estavam alinhadas. Passamos no teste. E fizemos a mudança com a bênção de Deus.

Chega de batermos a cabeça, de apanhar, de fazer jejuns e levantar clamores pedindo a bênção de Deus sobre “nosso ministério”, “nossos planos” e “nossos projetos”. O Senhor deve estar enjoado de toda nossa agitação infantil e carnal. Neguemo-nos a nós mesmos, abramos mão de “nossa vida”, submetamo-nos à vontade do Pai em cada área de nossa vida, e a experiência de Davi será nossa: “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida” (Salmo 23.5,6).

Quando algo se origina em Deus, é feito à maneira de Deus e no tempo de Deus, sempre terá a bênção de Deus. 

Com as luzes alinhadas, podemos navegar pela vida, abençoados e seguros. E, no final, poderemos dizer com Jesus: 
“Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (João 17.4).

25 de maio de 2010

Desabafo [4]

Nestes últimos dias ouvi uma frase...
Não foi dita diretamente pra mim, mas fiz questão de me apropriar dela.

Uma coisa deveria ser decidida, era algo difícil, complicado, mas simples xD
Tudo que poderia ser feito e estava ao alcance realmente foi feito, mas sem sucesso.
Então já estava decidido o que fazer, bastava fazer. Não havia outra alternativa.
Não verdade haviam outras escolhas sim, mas seriam erradas e inadequadas.

Então, depois de um choro engasgado, vieram palavras que julguei duras e aparentemente (aparentemente!) insensíveis, mas corretas. Aí eu ri. Um riso suspirado, cínico e bem meu.
Acho digno quem sabe o que falar na hora certa.
Então veio:

"Mas não sem dor..."

Já estava definido, sabiam o que deveriam fazer, era o correto.
"Mas não sem dor..."

E é isso.

Já sei exatamente o que tenho que fazer.
Quando paro pra pensar em fatos parece tão simples.
Quando paro pra pensar em dúvidas, incertezas e sentimentos, dói.
Mas já sei o que tenho que fazer e agora só preciso fazer.

Estou amparada
"Mas não sem dor..."

Estou em paz
"Mas não sem dor..." 

Negando-me.
Calando-me.
Diminuindo-me.

Quero ser aprovada.

21 de maio de 2010

Repost

O legal de ter blog é ler posts do passado.



Quanto tempo o tempo tem - (30 de Setembro de 2009)

A última vez que olhei para o relógio foi as 3:30, e acordei as 5:35, finalmente com meu toque do Plantão da Globo.
Não tava com sono a noite toda, e tava deitada na cama.
Como se eu levantasse e viesse pro computador iriam me fazer perguntas, que eu odeio responder, fiquei lá com meus pensamentos e o meu celular.

Sempre quando penso muito e isso me atrapalha dormir pego o celular e o uso como bloco de nota, então saem coisas assim:

Anos. Alguns Anos...
já passou tanta coisa e tanta coisa não passou!
Aconteceu tanta coisa e nada aconteceu!
Quantos anos são necessários pra esquecer um rosto?
Quantos anos são suficientes pra encontrar algo igual?
Anos fazem detalhes desaparecerem e sentimentos sumirem, ou pelo menos fingimos que sumiram e continuamos a caminhada.
Anos distanciam...
Mesmo que a vontade exista. E é assim que perdemos coisas especiais.
Anos te fazem duvidar do que aconteceu.
Anos te convencem porque aconteceu.
Anos passam tão rápido!
Parece que foi ontem, mas tem tanto tempo!
E já se foi o tempo...
O tempo da falta, da saudade e da procura.
já foi suportada toda a dúvida, a raiva e a ignorância.
Restando apenas a liberdade e a única coisa que não acaba, mas esfria.
Esfria com o tempo.
Ah esse tempo!
Que passa tão depressa e parece que não passa.
Quando será que o tempo vai dizer que já é tempo, se há tempo pra tudo?
Se há tempo para tudo, e sei que há, porque ainda esse nada?

Dá pra entender?
Talvez só eu entenda.

Eu falava de Amor.

19 de maio de 2010

Tiago: Um

Devemos considerar as coisas ruins que passamos como motivo de alegria, porque estas coisas fazem a prova da nossa fé, que produz perseverança e deve ter ação completa, estar convicto da fé e viver coerentemente com ela e nela. Isso nos tornará maduros, íntegros, e em nada deficientes.

Mas se precisamos de sabedoria para isso, e precisamos, devemos pedir a Deus, que nos dá sabedoria de boa vontade e livremente. 

Mas pra que a sabedoria seja concedida deve ser pedida com fé, sem duvidar, porque quem dúvida é semelhante as ondas do mar, que deixa se levar e é agitada pelo vento. Quem faz isso não deve pensar que receberá algo de Deus, pois tem mente dividida e é instavél em tudo o que faz, insconstante em todos os seus caminhos. 

Feliz quem persevera nesses momentos, depois das coisas passarem, como Deus prometeu para quem o ama, haverá recompensa.
Deus não tenta ninguém e não podemos dizer que somos tentados por Ele. Nós somos tentados pelo nosso próprio desejo, mau desejo, desejo que nos arrasta e nos seduz. Nossos maus desejos podem  vir de nossos pensamentos e pelas circunstâncias em que estamos. Podemos controlá-los, pedindo a Deus e com a nossa vontade também. Nossos pensamentos guiam muitas coisas na nossa vida e devemos ter cuidado com o que pensamos.

Caso não resistamos as tentações, cairemos, e sofreremos consequências disso. 

Não podemos nos enganar, tudo que é bom, toda boa dádiva, todo dom perfeito vem de Deus, que não muda, não é inconstante, não tem uma sombra de variação.
E foi decisão dele nos salvar para que nos cansagremos a Ele e vivamos em santidade, praticando e não apenas ouvindo e sabendo o que Deus quer, mas agindo.
Quem observa a Palavra de Deus atentamente e nela persevera, não sendo negligente, será feliz no que fizer.

=)

Que Deus nos Guie.

13 de maio de 2010

Na ficção é melhor.

"- Mesmo se chegasse um meteoro na Terra... e tivesse vindo alucinadamente na sua direção, eu me jogaria na frente para te defender... e, obviamente, não adiantaria nada, né? Acho que isso resume.
 [...]

- Então tá. E agora?
- Agora é o resto das nossas vidas."


Eu queria a cena depois dos créditos.


"Pois é, não deu. 
Deixa assim como está, sereno.
Pois é de Deus tudo aquilo que não se pode ver.
E ao amanhã a gente não diz, e ao coração que teima em bater
avisa que é de se entregar o viver.


Pois é..."

12 de maio de 2010

Desabafo [3]

"Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança."

"A ti, SENHOR, levanto a minha alma. 
Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim.  
Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa. Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas. 
Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia. 
Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade.  
Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, SENHOR. 
Bom e reto é o SENHOR; por isso ensinará o caminho aos pecadores. 
Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho. 
Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos. 
Por amor do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande. 
Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher. 
A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra. 
O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. 
Os meus olhos estão continuamente no SENHOR, pois ele tirará os meus pés da rede. 
Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito. 
As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos. 
Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados. 
Olha para os meus inimigos, pois se vão multiplicando e me odeiam com ódio cruel.  
Guarda a minha alma, e livra-me; não me deixes confundido, porquanto confio em ti. 
Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti."

Salmos 119:116 e Salmos 25



11 de maio de 2010

Desabafo [2]

O último Post foi as 1:47 de hoje.
Menos de 24h e tenho outro desabafo...

Se eu pudesse eu destruiria tudo, destruiria toda a cidade, destruiria o mundo inteiro logo de uma vez...
e reconstruiria tudo... o mais rápido possível, de forma que... fosse perfeito pra você. 

Desabafo [1]

1. A quantidade de pessoas que eu realmente amo dá pra contar nos dedos das mãos...
O que é ruim... porque deveria amar a todos, e como sei que só dá pra amar se tiver disposta a isso, me agonio, porque no momento só estou disposta a amar essas pessoas, porque realmente essas pessoas eu realmente amo. É o que creio ser o "amor não fingido" mesmo*...
Deveria sentir vergonha disso? Claro.
Mas pra ser bem sincera, eu to muito enjoada de todo mundo (menos os 'quase 10').
Isso eu não finjo.
às vezes me dá enjôo de gente.depois passa e fico de novo toda curiosa e atenta. e é só. 
(Clarice Lispector)

 Eu gosto da Clarisse.

*Romanos 12:9

2 de maio de 2010